Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/08/2012 às 15:29:17

BNDES vê retomada do investimento neste segundo semestre

O vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), João Carlos Ferraz, crê numa recuperação mais firme dos investimentos agora no segundo semestre deste ano.

Os números de financiamento do banco à compra de máquinas e equipamentos destinados a novos projetos e à ampliação de unidades já existentes, diz, apontam nessa direção, com
crescimento em julho sobre os meses anteriores --que mostravam estagnação.

"Isso mostra que os investimentos no segundo semestre podem ser maiores, como apontam economistas", disse.

Ferraz não antecipou, porém, os dados, que, segundo ele, precisam ser apresentados primeiro ao Conselho de Administração do BNDES, que se reunirá na sexta-feira.

Pelo último dado disponível no site do BNDES, as operações com o Finame (principal linha de financiamento à aquisição de máquinas e equipamentos, componente mais importante do investimento no PIB, ao lado da construção civil) caíram 12% nos últimos 12 meses encerrados em maio.

A reação recente, segundo Ferraz, é fruto da redução das taxas de juros para várias modalidades de financiamento do banco, inclusive para compra de bens de capital.

Ferraz participou nesta quarta-feira (15) do 1º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, cujo tema é "A Crise e os Desafios para um novo ciclo de desenvolvimento".

Presente ao evento, a economista Tânia Bacelar, presidente do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado e professora da Universidade Federal de Pernambuco, considera que a atual crise que atinge mais fortemente a Europa "explodiu na rasteira" de dois macrotendências econômicas: a "financeirização da riqueza [em detrimento da produção] num patamar nunca visto antes" e da "onda liberalizante varreu o mundo" no fim do século 20.

A atual crise, diz, coloca em risco uma das "maiores conquistas" do século passado: o Estado de bem-estar social de muitas nações europeias, tido como modelo de desenvolvimento para muitos países.

Diante desse contexto, diz, o Brasil precisa "repensar" seu modelo de desenvolvimento. Bacellar é uma das mais respeitadas economistas da linha desenvolvimentista no país.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sustentabilidade é tema de prêmio no mercado de seguros

No ano da conferência Rio+20 e do lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, o mercado segurador investe em iniciativas para proteger o planeta.

Notícias Gerais, por Redação

Possível queda da Selic mudará rendimento da poupança; entenda

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. A decisão será anunciada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

Notícias Gerais, por Redação

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Com medidas do BCE, Mantega diz haver luz no fim do túnel para crise

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, se mostrou satisfeito nesta quinta-feira com as novas medidas tomadas pelo BCE (Banco Central Europeu) para conter a crise da dívida que assola a zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Brics apostam na cooperação em fontes de energia renovável

Os cinco países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) vão incentivar o desenvolvimento da energia eólica e solar, "ponto fundamental e inevitável pelo esgotamento das fósseis e dos problemas ambientais", declarou

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa firma recuperação e sobe 0,47%; dólar vale R$ 1,71

As dúvidas do mercado financeiro a respeito do "salvamento" da Grécia, e dos esforços da União Europeia para evitar o pior, não impedem que os mercados financeiros tenham um dia de valorização das ações.

Deixe seu Comentário:

=