Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2011 às 17:42:16

Bill Gates pede maior compromisso de países com vacinação

O multimilionário e filantropo Bill Gates, convidado de honra da Assembleia Mundial da Saúde, pediu nesta terça-feira aos países doadores que aumentem seus investimentos nos programas de imunização e, às empresas farmacêuticas, que garantam vacinas acessíveis aos países pobres.

O fundador da Microsoft fez do acesso às vacinas o foco de suas atividades filantrópicas e é o maior doador privado nesta área.

Em discurso feito para ministros da Saúde de mais de cem países, Gates pediu aos países mais ricos que invistam mais em vacinação, apesar das restrições orçamentárias que muitos deles possam ter sido obrigados a aplicar em suas economias.

Ao setor privado, pediu que produza vacinas a preços acessíveis e, como exemplo de que a ideia é viável, disse ter certeza de que o preço combinado das vacinas pentavalentes contra o pneumococo e o rotavírus poderia ser reduzido à metade até 2016.

Já para os governos em geral, Gates pediu que façam da vacinação o foco de seus sistemas de saúde, e ressaltou que trata-se da intervenção sanitária mais eficiente em termos de custos e resultados.

O empresário considerou que os países devem respeitar as metas de cobertura da vacinação, de 90% em nível nacional e de no mínimo 80% em nível regional.

Para Gates, a implantação de sistemas de imunização eficazes permitiria erradicar definitivamente a pólio, visto que foram registrados avanços de 99% na luta contra esta doença, que desapareceu de mais de uma centena de países.

No entanto, lembrou que "progredir não é a mesma coisa do que ter êxito", pois o vírus continua presente em alguns lugares e inclusive foram observados casos em países que consideravam que a doença estava erradicada.

Durante seu discurso na Assembleia Mundial da Saúde, o filantropo anunciou que a Fundação Gates, que copreside com sua esposa, Melinda, entregará a partir de 2012 um prêmio a uma organização ou indivíduo que realize uma contribuição inovadora ao sistema de vacinação, seja em termos científicos, de distribuição ou de coleta de fundos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 17.05.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Outono aumenta em 40% problemas respiratórios

Com a chegada do outuno nesta quarta-feira (20), é comum que os brasileiros tenham doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar.

Saúde Empresarial, por Redação

Registro Eletrônico de Medicamentos vai funcionar a partir de 15 de abril

A Anvisa adotou um conjunto de medidas para modernizar a análise do registro de novos produtos e dar mais rapidez ao processo.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar voltou a cair em São Paulo. A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil investirá R$ 52 milhões para vacina contra tuberculose

O Governo Federal vai investir R$ 52 milhões para ampliar, em seis vezes, a produção nacional da vacina BCG contra a tuberculose. O principal objetivo é exportar o insumo para o mercado global, além de continuar abastecendo a demanda interna.

Saúde Empresarial, por Redação

Brics discutem transferência de tecnologia e genéricos

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês), representados por seus ministros da Saúde, tiveram encontro em Genebra em que destacaram a importância da transferência de tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir o direito universal à saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Divulgação do IDH em hospital público pode ser obrigatória

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3064/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que torna obrigatória a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em estabelecimentos públicos de saúde.

Deixe seu Comentário:

=