Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/03/2011 às 15:08:35

França realiza primeiro enxerto de brônquio em paciente com câncer

DA FRANCE PRESSE

A França anunciou nesta quinta-feira (3) o primeiro enxerto bem-sucedido de um brônquio artificial em um paciente com câncer de pulmão.

A cirurgia foi feita em um paciente de 78 anos no dia 28 de outubro de 2009, no hospital Avicenne de Bobbigny, arredores de Paris.

A operação permitiu tratar o câncer com uma boa margem de segurança sem que fosse necessária a retirada de todo o pulmão, o que aumentaria o risco de mortalidade no período pós-operatório.

O brônquio artificial foi criado a partir de um tecido aórtico, conservado em um banco de órgãos, que foi revestido com uma estrutura metálica (um stent).

Outra vantagem da operação é que o tecido usado para criar o brônquio não exige a dosagem de medicamentos antirrejeição, que são contraindicados no caso de câncer.

Segundo o cirurgião Emmanuel Martinod, que fez a operação, foram necessários dez anos de pesquisas para realizar um procedimento como esse.

Os resultados da cirurgia serão publicados no periódico "Annals of Thoracic Surgery", e um estudo com outros 20 a 30 pacientes deve começar ainda neste mês para confirmar o trabalho.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 80% das mulheres com mais de 70 anos tem equilíbrio ruim por causa do sedentarismo

A falta de atividades físicas na terceira idade afeta diretamente nas reações metabólicas, neuromotoras e funcionais, segundo um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Celafiscs

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério quer postos municipais de saúde atendendo melhor a população

O Ministério da Saúde quer melhorar o atendimento nos postos de saúde dos municípios. Com esse objetivo, a partir de dezembro, o ministério vai liberar recursos extras para mais de 4 mil prefeituras a fim de que cumpram o compromisso em relação às metas de qualidade previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você

Deixe seu Comentário:

=