Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/09/2016 às 12:01:53

Brasileira cria sensor que identifica câncer em estado inicial

Reprodução: Exame.com.br

Já existem milhares de exames que podem indicar um possível câncer; o de sangue é um deles. Imagine agora um exame que pudesse identificar a doença e que fosse 10 milhões de vezes mais sensível e mais preciso que os exames de sangue existentes. Isto está prestes a se tornar realidade, graças a uma cientista.

A inovadora em questão é a brasileira Priscila Monteiro Kosaka, doutora em Química e integrante do Instituto de Microeletrônica de Madri. Liderando uma equipe de outros pesquisadores, ela criou um nanosensor que consegue identificar a doença em estágios iniciais, antes mesmo dos primeiros sintomas começarem a aparecer. Dessa forma, o início do tratamento seria mais rápido e as chances de cura dos pacientes seria maior.

Equilíbrio contratual

Em contato com os biomarcadores do câncer (fatores presentes no material coletado que caracterizam a doença), o nanosensor reage e uma pequena luz vermelha se acende. O sensor, que tem uma taxa de erro de apenas 2 em 10.000, se diferencia dos já existentes porque além de identificar a doença,pode também indicar qual o tipo de câncer que o indivíduo tem.

A pesquisa de Kosaka foi publicada na revista especializada Nature Nanotechnology e o sensor já passou no primeiro estágio de aprovação para uso clínico. O próximo desafio é avançar nas pesquisas e fazer com que o dispositivo consiga identificar outras doenças “silenciosas”, como a AIDS e o Alzheimer.

Fonte: 3M


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Café e chá verde reduzem o risco de AVC, conclui estudo

Café e chá verde podem ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se essas bebidas são consumidas regularmente, concluiu um novo estudo feito no Japão.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros descobrem novas surpresas sobre o colesterol

A sigla HDL, popularmente conhecida como "colesterol bom", tornou-se familiar até para quem não é da área da saúde depois que diversos estudos demonstraram a importância dessa lipoproteína na prevenção da aterosclerose e das doenças cardiovasculares.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicina diagnóstica vai crescer 8,3% em 2012

O segmento de Medicina Diagnóstica deve crescer 8,3%, atingindo receita de R$ 20,2 bilhões e totalizando 7,98 exames por habitante em 2012. A estimativa é do primeiro relatório divulgado pela consultoria Formato Clínico.

Saúde Empresarial, por Redação

Tratamento com raios de ultra-som expulsam pedras dos rins sem causar dor

Nova técnica desenvolvida na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, promete amenizar as dores dos pacientes que se submetem a tratamento para pedras nos rins.

Deixe seu Comentário:

=