Publicado por Redação em Vida em Grupo - 04/09/2013 às 16:32:39

Acidente de Trajeto, como evitá-lo?

Entre acidente de trajeto e acidente de trabalho existe uma linha muito fina que as separa. Considera-se acidente de trajeto aquele ocorrido da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência.

Para ser considerado acidente de trajeto o trabalhador deverá estar no trajeto normal, isto é, o caminho percorrido para ir ao trabalho habitualmente, não precisa ser o mais curto, mas sim o habitual. Já o Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Segundo dados divulgados pela Seguradora Líder DPVAT, a frota de motocicletas no Brasil teve um crescimento de 357% no período entre os anos de 2000 a 2011. No mesmo intervalo, os casos de indenizações do Seguro DPVAT por morte de motociclistas no trânsito brasileiro aumentaram 134%.

Segundo o coordenador da comissão de Riscos Pessoais Felipe Carvalho, para evitar acidentes de trajeto faz-se necessário o empenho de toda a sociedade. Dentre tantas possibilidades de ações de prevenção, destacam-se a necessidade de investimento em segurança e cumprimento de Leis e Normas pelo empregador.

É muito importante que as empresas incluam a educação para trânsito nos programas de prevenção de acidentes de trabalho, pois tem a função de conscientizar os trabalhadores dos riscos de acidentes de trajeto quando o funcionário está indo ou voltando do seu emprego, comenta Tiago Felipe Spezia (integrante da comissão Riscos Pessoais).

Um programa muito utilizado pelas empresas é o SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que focam o comportamento humano como uma forma de promover mudanças significativas para a empresa a fim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho. Os acidentes de trajeto afastam mais os trabalhadores do que os acontecimentos fortuitos dentro das empresas. Portanto é imprescindível ensinar os empregados a importância das atitudes preventivas nos deslocamentos casa-trabalho-casa.

Siga algumas dicas que o SindsegSC destaca para você, através do programa Cultura da Convivência:

Pedestres:

• Faça a travessia sempre em faixa de segurança; • Se não houver faixa de segurança atravesse a via sempre em linha reta; • Caminhe sempre pela calçada, se não houver ande sempre em fila única pela borda da pista; • Nunca atravesse driblando os carros em movimento; • Sinalize esticando o braço para frente antes de atravessar uma rua sem sinalização, é uma forma de os veículos perceberem sua intenção de atravessar a via.

Ciclistas:

• Procure utilizar as vias especificas de trânsito para bicicletas (ciclovias, ciclo-faixas, calçadas compartilhadas, etc.); • Assim como os demais motoristas, não beba antes de guiar sua bicicleta; • Atravesse nas faixas de segurança; • Antes de realizar qualquer manobra verifique as reais condições de segurança; • Utilize equipamentos de segurança como luvas, capacete, joelheiras e cotoveleiras; à noite use roupas claras e iluminação; • Não carregue nada que possa afetar o seu equilíbrio; • Respeite a sinalização. Lembre-se que você também faz parte do trânsito.

Motociclistas:

• Utilize todos os equipamentos de proteção; • Evite costurar no trânsito; • Reduza a velocidade, quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo; • Cuidado nas ultrapassagens. Sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado; cuidado ao passar entre veículos. Principalmente ônibus e caminhões; • Cuidado com pedestres. Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano; seja cordial e tenha cuidado com os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos; • Seja visto! Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos, se estiver em rodovia ligue o pisca alerta; Mantenha uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros) principalmente em avenidas e rodovias; • Cuidado com a chuva redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.

Motoristas:

• Utilize o cinto de segurança tanto na estrada como na cidade; • Respeite os limites de velocidade; • Não utilize telefones celulares e auriculares quando estiver dirigindo; • Participar de cursos de direção defensiva. Esses cursos podem incluir aulas práticas de verificação de hábitos e habilidades; • Saia com tempo sobrando. Não corra; • Respeite os semáforos; • Tenha cuidado ao ultrapassar, certifique-se que esteja sendo visto e que espaço suficiente para efetuar a ultrapassagem em segurança.

No trajeto seja cauteloso, o bom senso evita acidentes!

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Setor de resseguro dobra de tamanho em cinco anos

Saiu mais um relatório da Terra Brasis, sobre o desempenho do mercado de resseguros brasileiros. Segundo o estudo, as seguradoras brasileiras geraram R$ 6,4 bilhões em resseguro cedido (bruto de comissão), em 2012, o dobro do volume de 2007, o último ano do monopólio.

Vida em Grupo, por Redação

"O microsseguro representa uma grande aposta para o mercado em 2013", diz CEO da Allianz

Segundo Edward Lange, presidente da Allianz Brasil, a previsão de crescimento é de 17%

Vida em Grupo, por Redação

Questão polêmica no Código Civil: salvamento no seguro de vida

Por mais cuidado que se tome na elaboração de uma lei, sempre ocorrerão questões dúbias e polêmicas. É o caso do texto do § único, do artigo 771, do Código civil Brasileiro, o qual estabelece: "Correm à conta do segurador, até o limite fixado no contrato, as despesas de salvamento consequente ao sinistro".

Vida em Grupo, por Redação

Aumenta procura por especialistas em seguros

"O mercado de seguros está em franca contratação de profissionais das mais variadas formações". A afirmação é do professor Maurício Viot,

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para a terceira idade beneficia companhias e segurados

O Dr. Michel Miller, da University of Maryland anunciou, em uma conferência sobre qualidade de vida, na American College of Cardiology, na Flórida, ter medido a pressão arterial de 20 voluntários antes e depois de ter assistido dois filmes de gêneros diferentes:

Vida em Grupo, por Redação

Seguros e férias

As férias de verão são o grande momento na vida de milhões de famílias brasileiras. Ao longo delas as pessoas ficam mais soltas, mais preguiçosas, mais corajosas. É aí que mora parte do perigo.

Vida em Grupo, por Redação

O caminho da longevidade com qualidade

A grande oportunidade para criar a cultura da previdência e do seguro de vida está na geração Y, segundo executivo da Bradesco Vida e Previdência

Deixe seu Comentário:

=