Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/11/2015 às 12:31:19

Tirar o dente do siso tarde pode levar à morte

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

O terceiro molar precisa ser removido antes dos 30 anos, porém nem sempre a extração é indicada

Por muito tempo, o terceiro molar, conhecido como dente do siso ou, ainda, dente do juízo, não tinha vez e era extraído em todos os casos. Recentemente, os dentistas passaram a fazer uma avaliação, e, se a erupção do dente foi completa, se ele está saudável, bem posicionado e ainda oferece condições de boa higiene bucal, deve ser preservado.

O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região. Além disso, as chances de infecção são maiores com o passar do tempo”, diz o cirurgião-dentista Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

São essas infecções que podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte. “Normalmente, o siso ocupa um espaço de difícil acesso e bastante inervada. Há casos em que ele permanece completamente escondido sob a gengiva ou em que nasce apenas uma pontinha do dente. Isso pode resultar num problema de grandes proporções no futuro, já que o paciente não terá condições de fazer uma higiene ideal e as chances de o acúmulo de bactérias levar a uma infecção são grandes”.

Estudos comprovam que a existência de um foco infeccioso na boca ou nos ossos maxilares tem impacto na ocorrência de graves problemas de saúde, como pericardite, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “Em idosos, um dos focos de inflamação e infecção mais comuns são os dentes do siso não extraídos”, afirma Cerri.

Por isso é recomendável visitar um cirurgião-dentista regularmente, com intervalos de seis meses, e cuidar muito bem da higienização bucal, fazendo uso de escova de dentes macia e fio dental. “Só um bom profissional, munido de uma radiografia panorâmica da boca do paciente, poderá avaliar as implicações de manter ou de extrair os dentes do siso.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Oito hábitos que evitam enjoos na gravidez

Comer de três em três horas e praticar exercícios pode evitar náuseas

Vida em Grupo, por Redação

Susep passa integrar Subgrupo de Transparência de Resseguro

Na última reunião do Subcomite de Resseguros da IAIS (Associação Internacional de Supervisores de Seguros), da qual a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é membro, realizada em novembro do no passado, em Washington (EUA),

Vida em Grupo, por Redação

Seguradora cresce 21% puxada por previdência privada

Estimativa da Bradesco Seguros é um crescimento mais comedido para este ano, entre 13% e 16% em 2012

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é o centro do microsseguro no mundo

Produtos, preços e distribuição. Estas três palavras sao as mais importantes na formulação dos produtos de microsseguro e são elas que definem as suas chances de sucesso.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros piratas: da cobertura

O Sincor/BA entregou dossiê ao superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, com detalhada apuração das atividades das empresas de seguros piratas no território baiano. O levantamento do Sindicato comprova que as associações e cooperativas de proteção veicular estão cada vez mais sofisticadas na estratégia de conquistar os consumidores por meio de coberturas diversificas e uma série de serviços agregados.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro garantia tem efeito anticorrupção

O seguro garantia pode ser uma ferramenta de grande valia para que o Governo e a sociedade possam fiscalizar os custos.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros paranaense gera empregos e renda

São mais de 2.500 postos de trabalho, pelos dados do Sindseg-PR/MS, que no dia 29 promove almoço de gala em comemoração aos seus 87 anos de existência

Deixe seu Comentário:

=