Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/11/2015 às 12:31:19

Tirar o dente do siso tarde pode levar à morte

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

O terceiro molar precisa ser removido antes dos 30 anos, porém nem sempre a extração é indicada

Por muito tempo, o terceiro molar, conhecido como dente do siso ou, ainda, dente do juízo, não tinha vez e era extraído em todos os casos. Recentemente, os dentistas passaram a fazer uma avaliação, e, se a erupção do dente foi completa, se ele está saudável, bem posicionado e ainda oferece condições de boa higiene bucal, deve ser preservado.

O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região. Além disso, as chances de infecção são maiores com o passar do tempo”, diz o cirurgião-dentista Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

São essas infecções que podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte. “Normalmente, o siso ocupa um espaço de difícil acesso e bastante inervada. Há casos em que ele permanece completamente escondido sob a gengiva ou em que nasce apenas uma pontinha do dente. Isso pode resultar num problema de grandes proporções no futuro, já que o paciente não terá condições de fazer uma higiene ideal e as chances de o acúmulo de bactérias levar a uma infecção são grandes”.

Estudos comprovam que a existência de um foco infeccioso na boca ou nos ossos maxilares tem impacto na ocorrência de graves problemas de saúde, como pericardite, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “Em idosos, um dos focos de inflamação e infecção mais comuns são os dentes do siso não extraídos”, afirma Cerri.

Por isso é recomendável visitar um cirurgião-dentista regularmente, com intervalos de seis meses, e cuidar muito bem da higienização bucal, fazendo uso de escova de dentes macia e fio dental. “Só um bom profissional, munido de uma radiografia panorâmica da boca do paciente, poderá avaliar as implicações de manter ou de extrair os dentes do siso.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep publica documentos de instrução ás sociedades supervisionadas

Textos trazem orientações sobre provisões técnicas e o Teste de Adequação de Passivos (TAP)

Vida em Grupo, por Redação

MetLife recebe homenagem no Prêmio Segurador Brasil

Seguradora foi premiada na categoria Seguros e Benefícios nas áreas de Vida, Previdência e Odontológico 

Vida em Grupo, por Redação

66% das vítimas de acidentes ficam inválidas

Mato Grosso possui uma frota de 466 mil motocicletas, o que coloca este tipo de veículo como o recordista em acidentes de trânsito e de vítimas fatais.

Vida em Grupo, por Redação

Foco da Sulamérica Seguros e Previdência no Nicho PME

A SulAmérica Seguros amplia o leque de produtos para o segmento de pequenas e médias empresas e lançou dois novos produtos: o SulAmérica Previdência PME e o SulAmérica Capital Global.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro mais barato pagará até R$ 24 mil

Susep deve divulgar nesta semana as regras para a venda do novo seguro de vida e auxílio-funeral

Vida em Grupo, por Redação

Brasileiro é fiel à seguradora e se importa com marca

A pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com cerca de 24 mil consumidores, mostra que o aumento da exigência e o acesso às tecnologias significam que a indústria de seguros está encarando um cliente mais informado e, portanto, mais seletivo.

Vida em Grupo, por Redação

Empresas do mercado de seguros comemoram resultados

Em linha com a política global de sua matriz, a Zurich Seguros montou, no Brasil, uma área dedicada exclusivamente ao ramo de Vida e Previdência que, em pouco mais de um ano de operação, já colhe frutos.

Deixe seu Comentário:

=