Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/11/2015 às 12:31:19

Tirar o dente do siso tarde pode levar à morte

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

Infecções podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte Foto: hightowernrw / Shutterstock

O terceiro molar precisa ser removido antes dos 30 anos, porém nem sempre a extração é indicada

Por muito tempo, o terceiro molar, conhecido como dente do siso ou, ainda, dente do juízo, não tinha vez e era extraído em todos os casos. Recentemente, os dentistas passaram a fazer uma avaliação, e, se a erupção do dente foi completa, se ele está saudável, bem posicionado e ainda oferece condições de boa higiene bucal, deve ser preservado.

O maior problema enfrentado pelos dentes do siso, no entanto, é a falta de espaço para nascer. Nesses casos, o ideal é que seja extraído antes dos 30 anos. “Caso contrário, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e a extração fica mais complicada, podendo até lesionar os nervos da região. Além disso, as chances de infecção são maiores com o passar do tempo”, diz o cirurgião-dentista Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

São essas infecções que podem evoluir e causar complicações mais sérias, até a morte. “Normalmente, o siso ocupa um espaço de difícil acesso e bastante inervada. Há casos em que ele permanece completamente escondido sob a gengiva ou em que nasce apenas uma pontinha do dente. Isso pode resultar num problema de grandes proporções no futuro, já que o paciente não terá condições de fazer uma higiene ideal e as chances de o acúmulo de bactérias levar a uma infecção são grandes”.

Estudos comprovam que a existência de um foco infeccioso na boca ou nos ossos maxilares tem impacto na ocorrência de graves problemas de saúde, como pericardite, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). “Em idosos, um dos focos de inflamação e infecção mais comuns são os dentes do siso não extraídos”, afirma Cerri.

Por isso é recomendável visitar um cirurgião-dentista regularmente, com intervalos de seis meses, e cuidar muito bem da higienização bucal, fazendo uso de escova de dentes macia e fio dental. “Só um bom profissional, munido de uma radiografia panorâmica da boca do paciente, poderá avaliar as implicações de manter ou de extrair os dentes do siso.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep quer ampliar meios para a venda de seguros

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Nacional de Seguros levou profissionais brasileiros a Londres, com o objetivo de mostrar o funcionamento do mercado local de Resseguro, considerado o maior e mais desenvolvido do mundo e também onde a atividade surgiu, há vários séculos.

Vida em Grupo, por Redação

A segurança no seguro

As seguradoras, que protegem a população de tantos riscos, também precisam de proteção Que as companhias seguradoras são empresas que trabalham para deixar a população mais segura, todo mundo já sabe.

Vida em Grupo, por Redação

Susep fixa nova data para registro eletrônico de produtos

A Susep enviou carta circular para seguradoras, entidades abertas de previdência privada e sociedades de capitalização informando que, em virtude do sistema de registro eletrônico de produtos ter apresentado falhas durante o período reservado para testes,

Vida em Grupo, por Redação

Novo sistema inibirá fraudes nos seguros de vida

Um novo sistema, desenvolvido pela Central de Serviços e Proteção ao Segurado da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), irá inibir as fraudes nos seguros de vida.

Vida em Grupo, por Redação

Dpvat, um ilustre desconhecido

Pesquisa da Associação Nacional de Trânsito (Anatran) sobre a relação do brasileiro com o trânsito, realizada entre 27 de agosto e 4 de setembro, apontou que os motoristas desconhecem o Dpvat.

Deixe seu Comentário:

=