Publicado por Redação em Vida em Grupo - 30/04/2013 às 17:05:16
Setor de resseguro dobra de tamanho em cinco anos
Saiu mais um relatório da Terra Brasis, sobre o desempenho do mercado de resseguros brasileiros. Segundo o estudo, as seguradoras brasileiras geraram R$ 6,4 bilhões em resseguro cedido (bruto de comissão), em 2012, o dobro do volume de 2007, o último ano do monopólio. Em 2012, o mercado local recebeu 60% deste volume, cerca de R$ 3,9 bilhões.
A participação de mercado do IRB terminou o ano em 37%, enquanto a das outras companhias locais ficou em 23% e das admitidas/eventuais ficou em 40%. O Combined Ratio (incluindo resultado de retrocessão) terminou 2012 em 104%, acima dos 101% de 2011. Apesar da alta sinistralidade em 2012 (90%), o resultado das resseguradoras locais, dado à recuperação de retrocessão, não sofreu impacto significativo.
“Realizamos uma análise dos riscos retido no país. Nossa conclusão é que não está havendo aumento de acumulação e que a solvência do mercado é melhor hoje que em qualquer ponto em sua história. Embora o setor de seguros não seja o foco desta publicação, nós elaboramos, extraordinariamente, um resumo sobre a composição do mercado brasileiro de seguros, dividindo-o em oito segmentos. O resumo visa auxiliar o leitor não familiarizado com o mercado brasileiro de seguros”, informa Rodrigo Botti, diretor da resseguradora Terra Brasis.
Fonte: cqcs
Posts relacionados
Susep estabelece novas regras para consultas
A Susep estabeleceu novas regras para o fluxo e os procedimentos internos quanto ao atendimento às consultas do público. Segundo a Instrução 64/13 da autarquia, a partir de agora, as consultas recepcionadas pela Divisão de Atendimento ao Público (Diate)
Seguros-Mercado: Norma cria regras padronizadas para contratação simplificada
O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) aprovou uma norma que estabelece os elementos que precisam estar na contratação do chamado seguro simplificado.
Capitalização deve crescer ainda mais com microsseguro
As empresas de capitalização projetam um forte avanço dos negócios com a efetiva estreia do microsseguro, concorda o presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Marco Antonio Barros.
Entendendo a rentabilidade do seguro de vida
Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas.
Tecnologia a serviço das seguradoras
O mercado de seguros não ficou de fora da lista de setores que, cada vez mais, usam as inúmeras opções tecnológicas disponíveis hoje em dia para facilitar a vida das pessoas.


