Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/05/2012 às 13:41:22

A taxa do meu plano de previdência é alta?

Internauta quer saber se sua estratégia de investimento para a previdência é boa

Dúvida do internauta: Tenho um plano PGBL de previdência privada com 2% ao ano de taxa de administração, sou isenta de taxa de carregamento e optei pela tabela regressiva de tributação. Escolhi um plano em que 30% do capital são investidos em renda variável e 70% em renda fixa. Pretendo deixar o dinheiro aplicado até 2030. A rentabilidade do investimento foi de 14% nos últimos 12 meses e 12,6% neste ano. Entrego a declaraçao de IR pelo modelo completo e deduzo as contribuições para a previdência para usar o benefício fiscal. Minha estratégia é sacar os valores acumulados 10 anos a partir da data do último depósito, para pagar a aliquota minima de 10% de IR e usufruir do beneficio fiscal que a previdência proporciona durante o período de acumulação.

Minhas perguntas:
1. Sendo os planos PGBLs tributados sobre o montante total na hora do saque, a estratégia adotada é vantajosa?
2. Com a queda dos juros e, consequentemente, do rendimento das aplicações, a taxa de administração de 2% cobrada neste plano de previdência pode comprometer seus rendimentos?
3. Seria mais interessante sacar o montante total em 2030 ou receber um rendimento mensal a título de aposentadoria?

Resposta de Fernando Meibak*:

Há alguns poucos benefícios dos produtos de previdência. Um exemplo é o de não ter imposto de transmissão para um beneficiário no caso de um evento de morte - o que não compensa os altos custos desse produto no mercado brasileiro.

Não sei a sua idade, mas 30% em renda variável, mesmo que você seja muito jovem, me parece demais.

Quanto à opção pelo IR regressivo é o mais indicado para quem declara pelo modelo completo de IR.

A taxa de administração do seu fundo é muito alta. É importante destacar que o benefício de IR é na realidade uma postergação de tributação para o futuro. Se você estiver na faixa mais elevada de IR (de 27,5%), atingirá o patamar de 10% depois de ficar investido durante 10 anos (ou seja, terá um ganho da diferença de 27,5% menos 10%). Só que, nesse período, você terá pago 2% ao ano de taxa de administração – o que dá, num conceito de capitalização, 21,9% no período. Ou seja, o seu ganho de IR foi consumido totalmente pelos altos custos do produto.

Minha recomendação é que você saque os recursos, e compre via Tesouro Direto uma NTN-B Principal para vencimento em 2035, que rende IPCA mais 4.3% aproximadamente. Acho que você poderia também investir uns 10% a 15% do montante em um ETF indexado ao IBX50 por exemplo. Você estará investindo em renda fixa e variável de longo prazo, de forma muito mais eficiente.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

STJ garante aumento de 160% no salário do servidor inativo

Muitos servidores públicos aposentados e pensionistas não sabem, mas têm direito a uma melhora significativa no salário. Trata-se de aumento no salário de 160%. Uma pessoa, por exemplo, que tem uma renda de R$ 1.000,00 poderá ficar com o vencimento de R$ 2.600,00.

Previdência Corporate, por Redação

Central 135 da Previdência Social funciona hoje até as 19h

A Central 135 irá funcionar hoje e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo. Normalmente, o canal remoto atende a população até às 22h. Nesses dois dias, porém, o horário será reduzido: das 7h às 19h.

Previdência Corporate, por Redação

População de monte santo de minas ganha agência da previdência social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou nesta terça-feira (13), mais uma Agência da Previdência Sócia, desta vez, em Monte Santo de Minas, no sul do estado.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos VGBL já são sete em cada dez planos de previdência privada vendidos no país

De cada dez brasileiros que fazem um plano de previdência privada, no país, atualmente, sete escolhem aplicar seu dinheiro no Vida Gerador de Benefício Livre, mais conhecido como VGBL, mostram dados do setor.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro descarta que crise global afete a Previdência

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou na quarta-feira que a crise financeira internacional não afetou e não afetará a arrecadação previdenciária.

Previdência Corporate, por Redação

Governo veta aumento acima da inflação para aposentados

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, disse nesta terça-feira (20) que o governo federal não vai dar aumento acima da inflação para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem mais de um salário mínimo por mês.

Deixe seu Comentário:

=