Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/09/2012 às 08:39:12

Previdência deve aumentar aplicação em ações em 2013

Os juros baixos devem levar a uma mudança sem precedentes nos fundos de previdência privada, que terão de diversificar as aplicações e assumir mais riscos para manter a rentabilidade.

Para Osvaldo Nascimento, vice-presidente da FenaPrevi (Federação Nacional  de Previdência Privada), a mudança deve começar pelos fundos voltados a menores de idade, que pretendem formar poupança de longo prazo para bancar a universidade e o início da vida adulta.

O segmento é o que mais diversifica as aplicações na previdência privada.

Hoje, a indústria de aposentadoria privada aplica 80% dos recursos administrados em renda fixa, a maioria em títulos da dívida do governo, que até o ano passado rendiam 12,5% ao ano (Selic de julho). Só 20% dos recursos são destinados para a renda variável (ações).

No ano que vem, a expectativa é que a parcela de renda variável possa subir para a faixa entre 30% e 40% dos recursos. Apesar do risco maior, o investimento em ações costuma render mais do que a renda fixa no longo prazo, minimizando o impacto de variações indesejadas.

Para William Eid, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os investidores sentirão na pele o impacto das taxas baixas e buscarão alternativas rentáveis para aplicações de prazos maiores, como a previdência.

"Fomos muito mal acostumados com taxas elevadas e não nos preocupamos em olhar os produtos financeiros. Agora que as taxas caíram, será preciso selecionar ainda mais os produtos."

"O primeiro movimento é as pessoas começarem a aplicar em prazos mais longos os recursos de que não necessitarão tão cedo. O segundo é em função da idade. Os mais jovens tendem a aumentar a participação em ativos de risco", diz Nascimento.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Ministério da Previdência discute ações para 2013

Pela primeira vez, gestores do Ministério da Previdência Social participaram de encontro com o titular da pasta para avaliar os resultados do Plano de Ação Integrado (PAI), documento que enumera ações e objetivos a serem alcançados pelo MPS até o fim do ano.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados e pensionistas poderão descontar gastos com remédios do IR

Pela proposta, o benefício será concedido mediante apresentação de receita médica e nota fiscal pelos que têm renda mensal inferior a seis salários mínimos

Previdência Corporate, por Redação

Previdência e doações garantem desconto no IR 2013

Os contribuintes que realizam a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo podem aproveitar os últimos dias de dezembro para reduzir o imposto devido ao Fisco ou elevar o valor a ser restituído em 2013.

Previdência Corporate, por Redação

IR 2012: conheça os limites de deduções, rendimentos e dívidas

Existe limite nas deduções para os gastos com saúde no Imposto de Renda? É preciso informar na declaração qualquer saldo que tinha na conta corrente em dezembro de 2011? Na lista abaixo, confira os principais valores determinados pela Receita Federal nas regras da declaração de 2012.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência quer alcançar 77% da população ocupada até 2015

A Previdência Social quer alcançar 77% da população ocupada até o ano de 2015. A medida foi apresentada na última quinta-feira (16) ao CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) e é uma das principais metas do Plano Estratégico da Previdência Social para os próximos anos.

Deixe seu Comentário:

=