Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/07/2011 às 18:20:47

A Profissionalização da Gestão

Por que a profissionalização da gestão é um processo tão doloroso e “acidentado” nas empresas familiares?
 
Ao participar deste processo, conversar com pessoas envolvidas e acompanhar profissionais cotados para conduzí-lo, a impressão que se tem é a de que se trata de uma implantação simples. Parece que tudo acontece num estalar de dedos, após o qual o projeto tão cuidadosamente desenhado começa a funcionar.
 
Total engano. Existem exemplos de empresas que não alcançaram – e provavelmente não alcançarão – o êxito na profissionalização da gestão.
 
Antes, contudo é preciso responder a uma pergunta fundamental. O que é a profissionalização da gestão?
 
É adotar uma postura profissional em todas as esferas da organização e geri-la através de indicadores confiáveis, tendo como principal alvo a busca de resultados, a partir de uma relação causa e efeito exaustivamente avaliada.
 
Quais seriam os principais obstáculso impostos à profissionalização da gestão nas empresas?
 
Ausência de reflexão profunda de uma estratégia: o que queremos? por que queremos? como faremos? Via de regra a intenção é sempre nobre, mas as ações, na maioria das vezes não passam de boas intenções.
A falta de maturidade para delegar autoridade a quem for contratado como executivo. Normalmente esta delegação acontece pela metade, porque o dono não confia no contratado ou pelo apego ao seu negócio. Agora a responsabilidade é totalmente delegada, mas para que possa haver esta cobrança, é imprescindivel que a autoridade seja concedida.
A dificuldade de passar o bastão. O grande apego ao poder é outro complicador. Proclama-se em alto e bom tom a profissionalização, mas na prática, as desautorizações são constantes, enfraquecendo a posição do profissional e não concedendo a ele o espaço necessário, o que gera situações de inibição ou até de desconforto para a tomada de posições.
A permanência dos controladores na operação é outro obstáculo crucial. Ainda pior quando tomam decisões operativas, o que cria um clima de absoluta insegurança em todos os que atuam na empresa.
A seleção errada do executivo também pode ser uma causa. Neste caso é aconselhável que as empresas contratem headhunters para buscar alguém preparado no mercado.
Pode se concluir então, a partir do cenário descrito, que no centro das razões para o fracasso da profissionalização das gestão estão: a falta de maturidade, a ausência de uma estratégia clara e objetiva e o despreparo emocional dos dirigentes de empresa familiares.
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 19.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital do Açúcar abre 40 novos leitos para o SUS

Para cumprir o convênio firmado com o Ministério da Saúde, o Hospital do Açúcar vai entregar na próxima sexta-feira (25), 26 novos leitos para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

Saúde Empresarial, por Redação

Contratualização de hospitais entra em consulta pública

Para garantir uma assistência qualificada e humanizada da atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde cria a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), com objetivo de estabelecer diretrizes e normas para organização dos serviços de saúde e reestruturar dos já existentes.

Saúde Empresarial, por Redação

CNS é contra privatização e terceirização na gestão do SUS

Conselho defende o ressarcimento ao SUS pelo atendimento a clientes de planos de saúde privados, tendo o Cartão SUS como estratégia para sua efetivação, e proibir o uso exclusivo de leitos públicos por esses usuários

Deixe seu Comentário:

=