Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/05/2011 às 18:16:34

Estimulação magnética no cérebro é diferente de eletrochoque

Estimulação magnética no cérebro não deve ser confundida com eletrochoque ou eletroconvulsoterapia, ainda que as duas técnicas possam ser usadas para depressão.

A eletroconvulsoterapia é indicada quando o paciente não responde aos remédios ou se a depressão é severa.

Nessa técnica, a pessoa recebe anestesia geral. Os eletrodos induzem uma corrente elétrica no cérebro que provoca a convulsão, alterando os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Já a estimulação magnética é indolor e não requer anestesia. O paciente fica acordado durante a sessão.

Segundo o neurologista Pedro Schestatsky, a estimulação magnética "nasceu" para tratar depressão, mas o eletrochoque acabou sendo mais usado para esse fim.

Para Marcos Vidal Dourado, pesquisador da Unifesp, a eletroconvulsoterapia tem efeito antidepressivo mais eficiente, apesar de efeitos cognitivos indesejáveis, como perda de memória.

Já Schestatsky diz que as duas têm a mesma eficácia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 05.05.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sistema aprimora gestão de recursos em CTI de Santa Casa

Segundo gestores, monitoramento de dados clínicos – que substituiu controle manual em planilhas – reforçou segurança assistencial e controle de recursos públicos

Saúde Empresarial, por Redação

ANS reconhece que pode melhorar cobrança de ressarcimento ao SUS

Em relação à matéria publicada no dia 26 de maio nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, intitulada “A porta giratória da ANS e das operadoras” a Agência Nacional de Saúde Suplementar esclarece:

Saúde Empresarial, por Redação

Doença crônica tratada de forma errada pode elevar o gasto com medicamentos em até 481%

Estudo mostra que doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes e a dislipidemia (colesterol elevado), se não tratada corretamente, pode elevar em até 481% os gastos com medicamentos.

Saúde Empresarial, por Redação

Agência adia regra que deixa demitido e aposentado ficar em plano de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) adiou a data em que vão entrar em vigor novas regras que preveem a manutenção do plano de saúde empresarial por aposentados e funcionários demitidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil ocupa a 72º posição em investimento público em saúde

á faz bom tempo, a saúde é apontada em pesquisas de diversos institutos de opinião como uma das principais preocupações do brasileiro.

Deixe seu Comentário:

=