Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/05/2011 às 18:16:34

Estimulação magnética no cérebro é diferente de eletrochoque

Estimulação magnética no cérebro não deve ser confundida com eletrochoque ou eletroconvulsoterapia, ainda que as duas técnicas possam ser usadas para depressão.

A eletroconvulsoterapia é indicada quando o paciente não responde aos remédios ou se a depressão é severa.

Nessa técnica, a pessoa recebe anestesia geral. Os eletrodos induzem uma corrente elétrica no cérebro que provoca a convulsão, alterando os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Já a estimulação magnética é indolor e não requer anestesia. O paciente fica acordado durante a sessão.

Segundo o neurologista Pedro Schestatsky, a estimulação magnética "nasceu" para tratar depressão, mas o eletrochoque acabou sendo mais usado para esse fim.

Para Marcos Vidal Dourado, pesquisador da Unifesp, a eletroconvulsoterapia tem efeito antidepressivo mais eficiente, apesar de efeitos cognitivos indesejáveis, como perda de memória.

Já Schestatsky diz que as duas têm a mesma eficácia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 05.05.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Unidades de saúde de Porto Velho realizam campanha de prevenção à Hepatite

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho (RO) vai mobilizar, no próximo dia 28, todas as unidades de saúde da capital em campanha sobre os riscos da hepatite.

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisa desenvolve vacina promissora contra a hepatite C

Uma nova vacina contra a hepatite C mostrou resultados promissores em um ensaio clínico em estágio inicial com pessoas. A equipe de pesquisadores disse que a vacina, baseada em um vírus do resfriado modificado e testada de maneira segura em 41 pessoas,

Deixe seu Comentário:

=