Publicado por Redação em Dental - 08/01/2013 às 16:06:20
5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão
O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida. Como ninguém é de ferro e não é preciso estragar a diversão, aí vão algumas dicas para as horas em que a escova está longe. As recomendações são do cirurgião-dentista Joel Mauri dos Santos.
Lance mão da maçã
Nos dias em que dá para prever que não será possível parar para escovar os dentes é sempre bom carregar uma maçã consigo. Alimentos fibrosos sempre ajudam na higienização oral e a maçã faz parte desta cadeia de alimentos. Cenoura, coco, amêndoas e castanhas, entre outros, também integram a lista.
Não abuse dos refrigerantes
Apesar do calor, dê preferência para a água na hora de matar a sede. Todos os refrigerantes que contêm corantes podem alterar a cor do dente. Se a pessoa tem o hábito de tomar esse tipo de bebida, ela pode compensar com ingestão de água.
Fio dental para improvisar
Se houver pouco tempo entre duas refeições para fazer a higiene bucal, passar fio dental é mais importante do que escovar os dentes. O fio dental chega a áreas que a escova não alcança e remove alimentos que ficam retidos entre os dentes.
Palito de dente só para os petiscos
O palito de dente pode machucar a gengiva além de não tirar todos os fragmentos de alimento que ficam entre os dentes, pois não consegue acesso pelas paredes interproximais dos dentes, diferente do fio dental. Substitua o palito pelo fio dental, ele sempre é importante para a higiene bucal.
Goma de mascar sem açúcar
Para quem pensa que a goma de mascar serve apenas para ficar com o hálito fresco, se engana. Quando comemos, a boca fica ácida, o que pode desmineralizar os dentes. O ato de mascar estimula a salivação que neutraliza o pH da boca.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Implantes garantem sorriso novo em uma hora
Pode esquecer a dentadura. Em uma hora já é possível sair do dentista com próteses novas. Técnicas mais modernas de reabilitação oral recuperam a dentição com tratamentos menos invasivos, resultados rápidos e sem dor.
Mau hálito; aprenda a controlar
Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito.
Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos
Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.
Escovar os dentes é a principal medida contra o problema, mas existem outros cuidados
Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito. Mesmo assim, a maior parte das pessoas já passou por algum aperto por conta da halitose, como o problema é chamado pelos profissionais.
Ácidos graxos poli-insaturados podem reduzir a incidência de doença gengival
Novas pesquisas mostram que o consumo alimentar de ácidos graxos poli-insaturados como o óleo de peixe, que possui propriedades anti-inflamatórias conhecidas, é promissor para o tratamento e a prevenção da periodontite,


