Publicado por Redação em Dental - 24/10/2016 às 11:13:53

Sorrir demais pode te fazer estúpido e desonesto, diz estudo

 A corrupção tem o poder de enfraquecer o significado positivo de um sorriso e por isso, saber o que ele representa em cada país pode ser fundamental para as relações internacionais. Foto: kurhan / Shutterstock

Em países onde a corrupção é forte, pessoas muito sorridentes são vistas com desconfiança e consideradas menos inteligentes

Um sorriso é sempre símbolo de energia boa e simpatia, certo? Não para todo mundo. Pelo menos é isso que revelou um estudo feito em vários países com culturas diferentes. Em alguns lugares, sorrir vai te fazer parecer inteligente e confiante, mas em outros, você pode passar por estúpido e desonesto.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores mostraram algumas fotos a 4.519 pessoas de 44 culturas diferentes em seis continentes. Nessas imagens tinham pessoas sorrindo e outras bem sérias. O intuito era captar a impressão dos entrevistados sobre os semblantes das pessoas nas fotos.

Países como Japão, Índia, Irã, Coréia do Sul, Rússia e França (sim, os franceses estão nessa lista), classificaram as pessoas muito sorridentes como menos inteligentes. Já na Alemanha, Suíça, Malásia, China e Áustria quem gosta de sorrir se deu bem, pois foi considerado portador de uma inteligência superior.

Sorriso x Honestidade

A impressão dos entrevistados quanto a honestidade das pessoas na foto também chamou a atenção no estudo. Embora para a maioria das pessoas (37 das 44 culturas), uma pessoa sorridente parece ser mais honesta, os pesquisadores perceberam que em países onde a corrupção é bastante presente e forte, como na Argentina, nas Maldivas e em Zimbabwe, elas hesitaram frente a essa questão.

Esse fato, segundo os cientistas, mostra que a corrupção tem o poder de enfraquecer o significado positivo de um sorriso e por isso, saber o que ele representa em cada país pode ser fundamental para as relações internacionais.

Conexão

Para Dennys Baêtas Rocha, cirurgião-dentista especialista em Dentística e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o sorriso vai além de tudo isso, ele estabelece uma relação entre as pessoas e as revela.

“Mesmo existindo diferenças de percepção, especialmente por questões culturais, temos muitos estudos que demonstram a comunicação de sentimentos dos mais variados através do sorriso: alegria, amor, vergonha, desprezo, só para mencionar alguns”, diz o especialista.

Cultura da perfeição

No entanto, Dennys acredita que aqui no Brasil nós sofremos uma grande influência da cultura norte-americana que estabelece padrões de sorrisos perfeitamente estéticos como o ideal. Nesse tipo de cultura, um sorriso (bonito) significa status, fama e poder.

“Muita gente vê as pessoas que estão na mídia como referência de sucesso, saúde e beleza, então existe uma associação, uma ideia de que você precisa ser assim, precisa ter, por exemplo, um sorriso branco e alinhado, para estar lá”, diz o dentista.

Para ele, por conta dessa influência citada acima, os brasileiros têm cuidado mais da saúde e da beleza e têm dado importância muito maior ao sorriso do que em décadas anteriores.

“Por conta disso, existe sim um impacto negativo e até algum tipo de bullying contra uma pessoa que tem dentes deteriorados, mal cuidados, e com certeza isso é levado em consideração nos meios sociais e profissionais”, diz Dennys.

E a maior prova do aumento dessa busca pelo sorriso perfeito está nos dados. “Li algum tempo atrás numa revista de economia que apenas o mercado nacional de implantes movimenta cerca de 400 milhões de reais ao ano e ainda existe potencial de crescimento visto que muitos brasileiros só vão ao dentista quando sentem dor e um percentual significativo não procura regularmente um atendimento odontológico”, diz Dennys.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Tire dúvidas sobre a saúde oral da família

Para prevenir as primeiras cáries:

Dental, por Redação

Saiba qual a melhor idade para colocar aparelho em crianças

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Segundo especialistas, alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso.

Dental, por Redação

Higiene bucal na terceira idade

As projeções futuras realizadas  indicam o aumento expressivo da população idosa no Brasil.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=