Publicado por Redação em Dental - 10/07/2012 às 15:41:59

Brasil Sorridente aumenta produção de próteses dentárias em 85%

Programa busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira através do MS

O programa Brasil Sorridente , que busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, aumentou a produção de próteses dentárias no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, foram produzidas 340 mil próteses, 85% a mais do que em 2010, quando foram produzidas 183 mil unidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento foi possível graças ao crescente número de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) em todo o País que, atualmente, já passam de mil.

A inclusão do tratamento odontológico no SUS é uma inovação do governo brasileiro, o que garante inclusão social. “Tem uma parte da inclusão social que é a inclusão com autoestima”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante a inauguração simultânea de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), na última quinta-feira (5), no Rio de Janeiro. “Uma das expressões da segregação e da marginalização do nosso povo é o fato de que termos uma parte da nossa população sem dentes”, disse.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portaria que ampliará o número de laboratórios, totalizando um investimento de R$ 24,6 milhões neste ano. “Com o esforço que fizemos em 2011, com os laboratórios regionais e a parceria com os estados e municípios, já chegamos a 340 mil pessoas que receberam próteses. Mas queremos fazer mais. Por isso, estamos entregando aos municípios mais equipamentos e laboratórios, que vão nos ajudar a ampliar ainda mais o acesso”, destacou.

Segundo o Ministério da Saúde, com o aumento do número de laboratórios, que chegará ao total de 1.232, a expectativa é de que em 2012 sejam produzidas 400 mil próteses dentárias. Só no primeiro quadrimestre deste ano, já foram produzidas 102 mil próteses.

O Ministério da Saúde também vai adquirir 6.250 Consultórios Odontológicos em 2012 e mais 5 mil em 2013 para atender todos os municípios do Plano Brasil Sem Miséria. O investimento total é de R$ 61,6 milhões.

Esses consultórios são destinados às Equipes de Saúde Bucal e aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Eles também serão destinados para substituição daqueles com mais de cinco anos de uso. Quando os novos consultórios estiverem funcionando, eles serão capazes de oferecer aproximadamente 2,9 milhões de atendimentos por mês, totalizando 34,8 milhões de atendimentos a mais por ano.

O programa Brasil Sorridente também atrai os profissionais de saúde bucal. Entre 2002 e 2012, o número de dentistas trabalhando no SUS aumentou em 59%. Atualmente são 64 mil dentistas no SUS, quase 30% do total de dentistas do País.

Fonte: 180graus.com


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dupla saliva e chiclete é aliada da saúde bucal

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca úmida. Quando comemos, o fluxo de salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos.

Dental, por Redação

Conexão entre saúde bucal e doença celíaca

  O Herpes pode ser um sintoma da doença celíaca, de acordo com a Fundação de Doença Celíaca.

Dental, por Redação

MS garante 100 Unidades Odontológicas Móveis

População de municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria será beneficiada com tratamento clínico e ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada unidade móvel tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Deixe seu Comentário:

=