Publicado por Redação em Dental - 03/01/2014 às 11:27:03

Após comer milho ou sorvete na praia, saiba limpar os dentes

A praia é cheia de tentações: sorvetes, raspadinhas, milho verde, cerveja. O problema é que nem sempre é possível fazer a higiene bucal depois de comer essas delícias. No entanto, há meios de não se privar e, ainda, cuidar da saúde da boca.

A principal recomendação é consumir bastante água, frutas frescas ou geladas. Melancia, maçã ou pera são boas opções, uma vez que têm uma base fibrosa que ajuda a remover resíduos superficiais mais grosseiros da boca, além de serem ricos em água na composição. A hidratação mantém a boca úmida e os dentes e gengivas mais protegidos.

A água também é aliada para uma primeira limpeza depois do consumo de qualquer alimento e bebida, ainda mais os açucarados. “Raspadinha, sorvete ou bebidas doces, devem ser acompanhados da lavagem da boca, para que aqueles resíduos que sobram na pele ao redor dos lábios ou mesmo dentro da boca não fermentem e gerem maior risco de irritações”, diz o cirurgião-dentista, Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico do Instituto Pedro Martinelli de Odontologia.


Leve sempre com você

Um dos maiores hits da praia é a espiga de milho. Muitos vendedores já perceberam que servir em potes facilita a vida dos clientes. A saúde bucal também agradece. Apesar de as casquinhas do milho ainda ficarem entre os dentes, o incômodo é menor.

Para salvar as gengivas, as escovas interdentais são ideais. “Fáceis de transportar, esse tipo de escova vem com uma embalagem higiênica, e limpa os vãos dos dentes”, afirma Bueno.

Outra carta na manga para esses momentos é a goma de mascar sem açúcar. Estudos mostram que adultos e adolescentes que mascam gomas com xilitol (adoçante) por 10 minutos têm um ganho extra na prevenção de cáries e problemas bucais.

Ainda assim, o ideal mesmo é fazer uma higiene boa ao chegar em casa ou ao hotel para manter a boca livre de bactérias. “Tão importante quanto o banho após essa curtição, éb a higiene bucal bem equilibrada, que inclua escova com creme dental, fio dental e um bochecho de efeito hidratante, caso exista recomendação do profissional”, diz o especialista.


Lembre-se dos lábios


A proteção labial é de extrema importância. Usar produtos com fator de proteção solar evita descamação e traumas nos lábios que podem levar a lesões desconfortáveis na boca.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Dental, por Redação

Dicas de higiêne bucal para pessoas com necessidades especiais

Se você tem problemas de destreza ou uma incapacidade física, pode ser difícil segurar sua escova ou fio dental. Isso pode ser resolvido usando uns poucos "recursos caseiros" ou dispositivos listados a seguir:

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Dental, por Redação

Saúde amplia Laboratórios de Próteses Dentárias no país

Durante a Conferência Estadual de Saúde da Bahia, em 13 de setembro, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma Portaria que amplia os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias no país. O objetivo é zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza.

Deixe seu Comentário:

=