Publicado por Redação em Dental - 17/07/2015 às 11:23:51

15 coisas que o dentista faz e você nem imagina

Rosto, pescoço, língua e garganta também são itens avaliados em uma consulta odontológica

Conheça melhor o trabalho do dentista

Para manter o sorriso bonito e saudável é importante visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano. Mas engana-se quem pensa que nessas consultas somente os dentes são analisados e que o profissional só serve para caçar cáries. Há muitas coisas que acontecem na cadeira do dentista que você nem imagina, mas a gente vai te contar em 15 itens.

1. Exame da gengiva
A gengiva, junto com os ossos, ajuda na sustentação dental e, caso esteja inflamada, é obrigação do profissional tomar providências para reverter o quadro. “Além do sangue, é possível detectar o problema ao perceber a gengiva avermelhada, inchada e sensível. Uma gengiva inflamada e sem cuidados pode acarretar perda dental”, diz o cirurgião-dentista, João Flávio Souza Lessa.

2. Análise dos tecidos internos da boca
Um problema bastante comum encontrado na mucosa bucal é a afta, lesão que merece uma atenção especial. “Alimentos ácidos e estresse podem desencadear o aparecimento delas. Porém, úlceras que não se resolvem em duas semanas devem ser examinadas por um profissional. As lesões de câncer bucal podem ter início como uma pequena úlcera indolor”, diz Sibele Sarti Penha, professora membro do Setor de Urgência Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

3. Check-up na língua
Não sei se você sabia, mas a língua é um órgão indicador de doenças. “Uma língua saudável deve ser rosa, com uma superfície lisa e homogênea. Qualquer alteração de cor, forma ou tamanho pode ser um indicativo de doença, desde anemia e falta de vitaminas até um câncer ou AIDS. E como temos um acesso mais facilitado a toda a boca, cabe a nós avaliarmos a língua também”, diz João Flávio.

4. Teste de oclusão
O encaixe entre a mandíbula e a maxila devem ser analisados na consulta. “Problemas oclusais (de mordida) podem passar despercebido pelos pais, que costumam só olhar o alinhamento dental, mas um profissional especializado vai saber identificar esse tipo de problema logo na primeira consulta”, diz o especialista.

5. Teste da saliva
Também é função do dentista analisar o volume, a viscosidade e a densidade da saliva. No entanto, segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília, apenas 7% dos dentistas costuma fazer um exame para avaliá-la. “O baixo fluxo salivar pode causar mau hálito, facilitar o aparecimento de infecções gengivais e cáries, além de causar amidalites, faringites, esofagites e até úlcera”, diz João.

6. Garganta inflamada?
Até uma garganta inflamada pode causar problemas bucais. “Respiração bucal, ressecamento da mucosa e inflamação das amídalas são fatores que podem estar interligados. Mais do que alterar a respiração, as infecções da amígdala podem provocar problemas no desenvolvimento da arcada dentária e dos músculos faciais”, diz o especialista.

7. Exame do rosto
“Só de olhar para o rosto de uma pessoa dá para saber se há problemas de desenvolvimento da mandíbula, na musculatura do rosto ou algum tipo de má oclusão. Alguns desses problemas alteram tanto o formato da face que cirurgias podem ser indicadas”, diz o especialista.

8. Como vai o seu pescoço?
É cada vez mais importante o papel do cirurgião-dentista na detecção precoce de doenças de cabeça e pescoço. Um pescoço inchado pode indicar inflamação nos gânglios linfáticos. “Essa inflamação pode ser causada por um resfriado, infecções na garganta ou até dentárias, por isso, às vezes, só de passar a mão do pescoço do paciente, sabemos que podemos encontrar um problema dental”, diz João.

9. Atenção aos ruídos
Outra função dos dentistas é examinar as articulações que ligam o crânio à mandíbula. “Para saber se há algum problema com elas temos que ficar atentos a ruídos quando o paciente abre e fecha a boca, mas também ao grau da sua abertura. Pessoas que sofrem de disfunção da articulação temporomandibular costumam se queixar de dores de ouvido, cabeça e dente”, diz João.

10. Verificação dos dentes moles
Depois de analisar todos os itens citados acima, o dentista começa a examinar os dentes. “Uma das primeiras coisas que costumo fazer é um check up geral na dentição em busca de algum elemento mole”, diz João.

11. E dos quebrados também
Se o dente foi quebrado naquele dia, é importante que a pessoa traga o fragmento em condições ideais para que o dentista possa colá-lo. “O ideal é colocar o fragmento imerso em soro fisiológico, leite ou, em último caso, água filtrada, e procurar um dentista. Se por acaso o dente sair por inteiro (com raiz e tudo), o tempo será determinante para que o problema seja resolvido”, diz Sibele.

12. Avaliação do aparelho dental
Se a pessoa usa aparelho ortodôntico, também caberá ao dentista observar se não há problema com o aparelho. “Mesmo que a ortodontia não seja a especialidade daquele profissional, ele com certeza verificará se as peças estão no lugar, se não há nenhuma lesão mais séria nos tecidos da boca e se a higienização está sendo feita corretamente”, diz João.

13. Limpeza dos dentes
Quase toda visita ao dentista inclui uma limpeza nos dentes. “Se não houver placa calcificada, a limpeza será simples e tranquila com raspagem da superfície dental, próxima à gengiva, para a retirada de restos de alimentos e outros resíduos. Essa limpeza serve para evitar o acúmulo de placa bacteriana e, assim, o surgimento de cáries e problemas gengivais”, diz o especialista.

14. Polimento dos dentes
Após fazer a limpeza, o profissional também pode dar uma polida na superfície dos dentes para deixá-los com um aspecto mais branco e brilhante.

15. Percepção do mau hálito
Embora seja o último item citado, a percepção do mau hálito se dará logo na primeira abertura de boca na cadeira do dentista. “Ao identificar o problema, o dentista poderá fazer uma avaliação mais criteriosa da higienização bucal, da presença de placa bacteriana, saburra lingual e, se for o caso, encaminhar o paciente a um especialista no assunto”, diz João.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Exame do dente pode revelar idade certa do paciente

Com a análise da polpa dos dentes caninos é possível estimar a idade de pacientes adultos e ajudar órgãos públicos a identificar criminosos

Dental, por Redação

Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista

Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema.

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

O que são selantes?

O selante é um material que protege as superfícies rugosas dos dentes,agindo como barreira e facilitando a limpeza dos dentes e o controle da placa, prevenindo assim, que os dentes fiquem cariados.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Dental, por Redação

Como combater a boca seca?

Quando se fala em boca seca, geralmente tem-se a impressão de uma condição que apenas incomoda, mas trata-se de um problema que, além de roubar todo o paladar e o sabor dos alimentos, compromete a saúde oral.

Deixe seu Comentário:

=