Publicado por Redação em Dental - 06/10/2016 às 11:53:52

Você saberia dizer se os dentes são ossos?

O dente é um órgão do nosso corpo, assim como o coração e o pulmão. Foto: Sergieiev / Shutterstock

Com estrutura, aparência e coloração semelhantes, esses dois elementos parecem ser a mesma coisa. Mas será que são mesmo?

Responda rápido: os dentes são ossos ou não? Acertou quem respondeu que não. Apesar de serem estruturas semelhantes na resistência e coloração e de o dente também ter muito cálcio na sua composição, esses elementos que temos dentro da boca não são ossos.

Essa questão causa muita dúvida entre as pessoas porque de fato eles têm algumas coisas em comum. Por exemplo, além de serem brancos e duros, ambos apresentam muito conteúdo inorgânico composto por cálcio e fosfato o que lhes confere dureza, mas eles também possuem estruturas que os diferem.

“O dente é composto de algumas camadas como o esmalte, que é a estrutura mais externa e brilhante, a dentina e a polpa dentária, sendo cada uma destas camadas responsáveis por alguma característica específica do dente. Já o osso é composto por tecido ósseo contendo células que o revestem e estão no seu interior”, diz Elizabeth Ferreira Martinez, professora de Biologia Celular e Molecular na Faculdade São Leopoldo Mandic.

Mas então, o dente é o que?

O dente é um órgão do nosso corpo, assim como o coração e os pulmões. “Isto é importante, pois ele pode ser doado para fins de pesquisa em instituições de ensino, além de ser fonte doadora de células-tronco que estão presentes na região da polpa”, diz a especialista.

Principais diferenças

A principal diferença entre eles, segundo Elizabeth, é a capacidade de regeneração do osso, coisa que o dente não tem.

“Os ossos quando lesionados, a exemplo de fraturas, são capazes de reparação, diferentemente do dente, que se quebrar necessita de um tratamento dentário restaurador. Isto tem relação com as diferentes capacidades de regeneração das células que os constituem. Além disto, o osso apresenta bastante colágeno, proteína que confere flexibilidade a este tecido”, diz a professora.

Outra diferença entre os dentes e os ossos é que a medula óssea produz glóbulos vermelhos e brancos, enquanto os dentes não. Além disso, os dentes estão sempre expostos, enquanto os ossos vivem escondidos sob nossa pele.

Mais resistente

Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano.

”O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, diz Elizabeth. Mas então, se o dente é tão resistente assim, por que os ossos não são feitos do mesmo material que os dentes? Essa é uma questão para uma oooutra matéria.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Café, pão e bebidas alcoólicas; veja os piores alimentos para os dentes

Todo mundo sabe a receita para manter os dentes saudáveis e brancos: escovação regular, fio dental e enxaguante.

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Sorrir ajuda na hora da conquista

O sorriso pode ser uma arma importantíssima na hora da conquista. Ele cativa, encanta e convida as pessoas a se aproximarem. Uma pesquisa, publicada na revista Social Behavior e Personality, afirma que o sorriso aumenta as chances de paquera.

Deixe seu Comentário:

=