Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/03/2015 às 11:40:11

Veja os cuidados ao declarar a previdência privada no Imposto de Renda

Contribuinte deve ficar atentou ao tipo de plano que possui para não errar na declaração

Os contribuintes que possuem algum tipo de plano de previdência privada devem ficar atentos ao tipo de dedução que tem direito na declaração do IR (Imposto de Renda).

O professor da Escola de Negócios Anhembi Morumbi José Carlos Polidoro explica que apenas os planos FAPI (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) ou PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) podem ser utilizados para deduzir os planos de previdenciários.

O limite de dedução nesses casos é de 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto sobre a renda na declaração. O programa de preenchimento da declaração já faz esses cálculos.

O contribuinte precisa apenas incluir as informações do PGBL seguindo o informe de rendimentos enviado pelo banco em que tem o plano.

Já os contribuintes que possuem o VGBL (Vida Gerador de Beneficio Livre), plano de seguro de vida com clausula de cobertura por sobrevivência, o valor das contribuições não são dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual.

A tributação ocorre na diferença entre o valor recebido e o valor aplicado apenas quando o cliente recebe o plano. Neste caso, é adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte.

 

Fonte: Portal R7


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Saiba quando é melhor optar pelo desconto simplificado no IR 2013

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (14) a Operação Lavoro para combater crimes previdenciários praticados principalmente em Naviraí.

Previdência Corporate, por Redação

Aposentados do INSS terão 5,63% de reajuste; teto é de R$ 4.137

O reajuste para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais do que o salário mínimo deve ser de 5,63% em 2013 e o teto dos benefícios deve subir para R$ 4.136,68.

Previdência Corporate, por Redação

Governo discute hoje alteração do fator previdenciário

Será realizada nesta terça-feira (10) uma reunião entre os ministros de Relações Institucionais, Idelli Salvatti; da Fazenda, Guido Mantega; da Previdência Social; Garibaldi Alves; além de outras autoridades, para discutir possíveis alterações no fator previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

Fim do fator previdenciário valerá para futuros trabalhadores, diz deputado

O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), disse que o governo vai propor o fim do fator previdenciário (PL 3299/08) apenas para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho.

Deixe seu Comentário:

=