Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/08/2012 às 09:55:43

Como funcionam as taxas dos planos de previdência?

Internauta pergunta como funcionam taxas de carregamento e administração de fundo PGBL

Dúvida do internauta:  Estou com as seguintes dúvidas a respeito da aplicação em PGBL: como se dá a cobrança da taxa de administração, que no meu caso é de 2,2% ao ano? É feita anualmente? É sobre o saldo total acumulado ou sobre a rentabilidade? E quanto à taxa de carregamento, que no meu caso é de 2,5%? Ela é cobrada a cada aporte de dinheiro feito no fundo, ou apenas no primeiro aporte?

Resposta de Fernando Meibak*:

É muito positivo que pense no futuro e desperte para a necessidade de poupar recursos, investindo em produtos de longo prazo. Parabéns!

A taxa de administração dos fundos PGBL, expressas em bases anuais, são provisionadas diariamente e cobradas mensalmente ao longo do tempo. Incidem sobre o valor atualizado diariamente do patrimônio do fundo, portanto sobre o saldo total. Já a taxa de carregamento é cobrada somente em cada aporte que você faz no Fundo.

O produto PGBL tem algumas características e benefícios interessantes, mas você tem que estar atento aos custos. Ambas as taxas que você comenta são muito elevadas. Estamos com uma taxa de juros básica de 8% ao ano. A taxa de administração de 2,2% significa um custo equivalente a 27,5% da taxa de juros, considerando um plano que invista apenas em renda fixa. Não recomendo investimentos em produtos financeiros com custos anuais acima de 1% ao ano.

Minha sugestão: pesquise sobre o assunto Tesouro Direto. É um mecanismo de investimento em títulos do Tesouro Nacional, de baixo custo. Os papéis NTN-B são títulos de longo prazo, que remuneram juros mais a variação do IPCA. As taxas de juros no Brasil estão em processo de queda, que deve continuar. Recomendo que você invista nesses papéis. Escolha títulos longos, 2035 ou 2045. Não se preocupe com o prazo. Se precisar resgatar, o Tesouro Direto semanalmente recompra títulos.. Pesquise e escolha um agente financeiro. Seu custo total será bem inferior a 1% ao ano. 

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência fecha 2012 com déficit 9% maior

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) fechou o ano passado com um déficit de 42,293 bilhões de reais. O valor é resultado da diferença entre 283,717 bilhões de reais em arrecadação e 326,010 bilhões de reais em despesas com benefícios.

Previdência Corporate, por Redação

Senado aprova aposentadoria especial para deficientes no INSS

Com cadeirantes e portadores de necessidades especiais no plenário e galerias, o Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, substitutivo do senador Lindbergh Farias (PT-RJ)

Previdência Corporate, por Redação

Conheça as principais diferenças e riscos das gestoras de Previdência Privada

Os recursos aportados no fundo são investidos em ativos de renda fixa ou variável. "Os produtos também podem ser diferentes com relação a segmentação, diversificação, taxas cobradas e serviços oferecidos, que envolvem acesso à informação, agilidade e consultoria", diz Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresce 23,8% até julho e capta R$28 bilhões

O mercado de previdência privada aberta arrecadou R$ 28,7 bilhões entre janeiro e julho, crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Deixe seu Comentário:

=