Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/08/2012 às 09:55:43

Como funcionam as taxas dos planos de previdência?

Internauta pergunta como funcionam taxas de carregamento e administração de fundo PGBL

Dúvida do internauta:  Estou com as seguintes dúvidas a respeito da aplicação em PGBL: como se dá a cobrança da taxa de administração, que no meu caso é de 2,2% ao ano? É feita anualmente? É sobre o saldo total acumulado ou sobre a rentabilidade? E quanto à taxa de carregamento, que no meu caso é de 2,5%? Ela é cobrada a cada aporte de dinheiro feito no fundo, ou apenas no primeiro aporte?

Resposta de Fernando Meibak*:

É muito positivo que pense no futuro e desperte para a necessidade de poupar recursos, investindo em produtos de longo prazo. Parabéns!

A taxa de administração dos fundos PGBL, expressas em bases anuais, são provisionadas diariamente e cobradas mensalmente ao longo do tempo. Incidem sobre o valor atualizado diariamente do patrimônio do fundo, portanto sobre o saldo total. Já a taxa de carregamento é cobrada somente em cada aporte que você faz no Fundo.

O produto PGBL tem algumas características e benefícios interessantes, mas você tem que estar atento aos custos. Ambas as taxas que você comenta são muito elevadas. Estamos com uma taxa de juros básica de 8% ao ano. A taxa de administração de 2,2% significa um custo equivalente a 27,5% da taxa de juros, considerando um plano que invista apenas em renda fixa. Não recomendo investimentos em produtos financeiros com custos anuais acima de 1% ao ano.

Minha sugestão: pesquise sobre o assunto Tesouro Direto. É um mecanismo de investimento em títulos do Tesouro Nacional, de baixo custo. Os papéis NTN-B são títulos de longo prazo, que remuneram juros mais a variação do IPCA. As taxas de juros no Brasil estão em processo de queda, que deve continuar. Recomendo que você invista nesses papéis. Escolha títulos longos, 2035 ou 2045. Não se preocupe com o prazo. Se precisar resgatar, o Tesouro Direto semanalmente recompra títulos.. Pesquise e escolha um agente financeiro. Seu custo total será bem inferior a 1% ao ano. 

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Receita já recebeu mais de 6,4 milhões de declarações do IR 2013

  A Receita Federal do Brasil recebeu 6.428.190 declarações do IR (Imposto de Renda) da Pessoa Física 2013 até as 16h da última quarta-feira (3).

Previdência Corporate, por Redação

Comissão do Senado aprova projeto que cria fundo de previdência de servidores

No prazo de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União do regulamento da previdência complementar do servidor público, devem surgir três entidades fechadas de grande porte para cuidar da parcela da aposentadoria que exceder a R$ 3.916,20.

Deixe seu Comentário:

=