Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/07/2011 às 10:32:26

Unimed Paulistana capacita pessoas com deficiência

 

Depois de 12 notificações judicias e multa de R$ 150 mil, a Unimed Paulistana percebeu a necessidade de se adequar à lei 8.213/91, que prevê que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher certos percentuais de seus cargos com Pessoas com Deficiência (PCD´s).
 
Desde de maio de 2010, a operadora iniciou a implementação do Programa de Contratação e Desenvolvimento de PCD´s para chegar ao número mínimo exigido pela lei, que no caso da organização com 2.700 colaboradores, é de 136 pessoas.
 
Antes do projeto, a Unimed contava com apenas 26 PCD´s, e atualmente – com o programa em plena execução – a cooperativa tem atualmente 92 PCD´s, entre deficientes físicos e mentais.
 
Um série de dificuldades, comuns a pessoas com deficiência, tiveram que ser superadas pela equipe de RH como, por exemplo, falta de profissional qualificado no mercado, alta rotatividade, concorrência com salários da previdência, superproteção familiar, sentimento de inferioridade, entre outras.
 
“Convencemos a diretoria a abrir 50 novas vagas, com uma carga horária diferenciada”, explica a gerente de gestão de pessoas da Unimed Paulistana, Nilci Costa.
 
Ao ser contratada pela Unimed, antes de começar o trabalho efetivo, a PCD passa por uma formação profissional de quatro horas diárias em três meses. “Nesse período ensina-se de tudo, comportamento, higienização, socialização, até computação. Depois os contratados passam por três áreas diferentes até que sua potencialidade seja definida”, conta Nilci.
 
Não são só as pessoas com deficiência que passam por rigoroso treinamento. Os funcionários e gestores também. A mensagem primordial do programa é de respeito e igualdade. “Nós fazemos com que esses profissionais se sintam iguais aos demais, pois eles também são cobrados por desempenho”, afirma.
 
De acordo com Nilci, a produtividade de um deficiente físico é a mesma de alguém sem deficiência. Em relação aos deficientes mentais, Nilci conta que eles desempenham melhor em trabalhos mais mecânicos.
 
A cada três meses a Unimed Paulistana tem de apresentar novas contratações para o Ministério do Trabalho, com intuito de atingir a cota de 136 colaboradores com deficiência.
 
Fonte: saudeweb.com.br | 01.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Aplicativos de saúde podem ser os melhores amigos dos médicos

Não é possível mudar um estilo de vida em apenas 10 minutos em um consultório que parece uma cela

Saúde Empresarial, por Redação

Terapias hormonais contra envelhecimento estão proibidas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no Diário Oficial da União resolução que proíbe o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento.

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse na infância pode causar envelhecimento precoce

Traumas e situações de violência vivenciados por crianças podem fazer com que elas passem por processos acelerados de envelhecimento biológico.

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisas indicam ligação entre antibióticos e obesidade

O uso excessivo de antibióticos tem levado à criação de bactérias resistentes aos medicamentos, conhecidas como superbactérias, tais como a Staphylococcus aureus, resistente à meticilina.

Deixe seu Comentário:

=