Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/02/2013 às 17:07:42
Brasil e EUA firmam parceria para desenvolver vacina que previne a dengue
Pesquisadores pretendem “copiar” tecnologia usada na produção de vacina contra a aids
A dengue ainda é uma doença que não conta com remédio específico para tratá-la tampouco vacina para preveni-la. Diante desse cenário, 35 especialistas do mundo estão reunidos hoje (15), em São Paulo, a fim de discutir estratégias para o desenvolvimento de uma vacina que combata a doença.
Mosquito da dengue deixará de transmitir vírus até 2014
Atualmente, conforme explica o médico dr. Luiz Fernando Reis, diretor do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, as vacinas são baseadas em anticorpos capazes de se ligar ao vírus e impedir que ele infecte as células. No entanto, a intenção dos pesquisadores é usar outra tecnologia.
— Queremos usar os mesmos recursos tecnológicos que serviram como base para a produção de uma vacina contra a aids. Vamos estudar uma célula do sistema imunológico, a T CD8, encarregada de eliminar o vírus do organismo.
Apesar do longo caminho pela frente, o infectologista dr. Esper Kallás, do Hospital Sírio-Libanês e professor da Usp (Universidade de São Paulo), está otimista com a parceira.
— Vamos ter muitos desafios pela frente, mas cada instituição tem sua expertise e, juntos, vamos conseguir bons resultados.
Dengue: vacina em desenvolvimento traz esperanças
Ainda não há data para o início dos testes em animais e humanos. O encontro contou com representantes do Hospital Sírio-Libanês, Universidade de São Paulo, Instituto Butantã, Universidade de Miami e Fundação Oswaldo Cruz.
Fonte: R7
Posts relacionados
Governo anuncia que vacina da gripe H1N1 terá produção 100% nacional
Saúde também firmou acordos para produzir 14 medicamentos biológicos. Parcerias trazem mais autonomia ao país, diz o ministro Alexandre Padilha.
Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG
O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG.
Índice do governo dá nota 5,4 à saúde pública no Brasil
inte e sete por cento da população brasileira vivem em cidades com as notas mais baixas de acordo com o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), criado pelo governo federal para medir o acesso do usuário e a qualidade dos serviços da rede pública.
Cartão do SUS é obrigatório para atendimento a partir de março
A partir de março, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


