Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/03/2012 às 13:50:35

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Remédio de origem animal

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Vários comprimidos e remédios líquidos usam gelatina, derivada de ossos e peles de animais.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostrou que um quarto dos pacientes aos quais esses medicamentos foram receitados estava ingerindo os derivados de animais contrariamente às suas próprias crenças.

Uso de ingredientes não-animais

Para o representante das indústrias farmacêuticas, caberia aos consumidores procurar saber tais informações:

"Se o paciente não tem certeza se um ingrediente é derivado de origem animal, ele pode procurar o conselho do seu farmacêutico ou contatar a empresa fabricante do produto," disse o porta-voz.

Segundo ele, há uma tendência na indústria farmacêutica em evitar o uso de derivados animais nos remédios, mas "há ocasiões onde a natureza do produto, ou a qualidade ou questões de segurança, impedem o uso efetivo de ingredientes não derivados de animais".

Contém carne

Há muitos ingredientes em comprimidos, cápsulas e outros remédios que não são parte ativa do medicamento, ajudando apenas, por exemplo, a dar consistência ou firmeza ao medicamento.

Os pesquisadores afirmam que até 40% dos participantes do estudo afirmaram preferir não ingerir produtos de origem animal, seja por serem vegetarianos, seja por razões culturais ou religiosas.

Ainda assim, a maioria deles afirma preferir tomar o remédio com ingredientes animais, caso não haja uma alternativa.

Os pesquisadores recomendam que as empresas farmacêuticas adotem uma espécie de lista de ingredientes usados nos medicamentos, de forma similar ao que ocorre com os produtos alimentícios.
 

Fonte: Diario da Saúde


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos vão controlar diabetes de 800 pessoas pela internet

Cerca de 800 pacientes diabéticos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, terão níveis de glicemia monitorados à distância, através da internet, pelos médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da unidade. O projeto começou na quarta-feira (13).

Saúde Empresarial, por Redação

Mercado de produtos para a saúde crescem acima de outros setores

Em período no qual a produção industrial brasileira acumulou perdas, o mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberta molécula que protege contra insuficiência cardíaca

Uma equipe de cientistas brasileiros e norte-americanos desenvolveu uma molécula capaz de estabilizar e até mesmo reverter o processo degenerativo que ocorre na insuficiência cardíaca.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacina contra influenza é segura para crianças com alergia a ovos

Crianças que têm alergia a ovos correm riscos de sofrerem complicações com a aplicação de vacinas, mas uma nova pesquisa aponta que a criança e seus pais não precisam se preocupar quanto a vacina contra influenza trivalente (VIT).

Deixe seu Comentário:

=