Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/08/2015 às 12:01:44

Trocar investimento em previdência por LCI e LCA é uma boa ideia?

Juliana Sitta Ue Queiroz, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Pergunta
Tenho, por mais de 24 meses, uma aplicação de R$ 300 mil em uma previdência privada (VGBL RF10) que tem taxa de administração de 1% a.a. e que deu um rendimento de 10,57% (91,67% do CDI) nos últimos 12 meses. Gostaria de melhorar o rendimento desse valor, mantendo o investimento em renda fixa. Investir em LCI ou LCA  seria uma boa troca de aplicação? E qual o valor mínimo pago pelo LCI, ou LCA, em que essa troca valeria a pena?

Leitor: Reginaldo

Resposta de Juliana Sitta Ue QueirozCFP, Planejadora Financeira Certificada pelo IBCPF
Prezado Reginaldo,

Antes do resgate de sua previdência, deve-se levar em conta o objetivo e prazo de seu investimento. No caso do VGBL, é uma modalidade de investimento que deve ser vista no longo prazo em função dos custos relacionados à aplicação, tanto do carregamento (% pago no ato da aplicação) quanto da administração do fundo. Outro ponto importante é saber por qual o regime de tributação você optou:

  • tabela regressiva definitiva: (começa em 35% e a cada dois anos cai para 30%, 25%, 20% 15% e 10% sucessivamente). Considerando a tributação regressiva, hoje com 24 meses de aplicação a tributação do seu investimento seria de 30% sobre a rentabilidade, 15% a mais do que um outro investimento em renda fixa acima de 2 anos;
  • tributação progressiva: onde a tributação sobre a rentabilidade é levada para a sua declaração anual e a rentabilidade final dependerá de sua renda e abatimentos em seu IRPF.

Em relação às LCIs/LCAs, são títulos que possuem como principais atrativos a isenção de imposto de renda, portanto a taxa contratada no ato da aplicação será a taxa líquida de seu investimento e proteção do Fundo Garantidor de Crédito de até R$ 250.000,00 por CPF. No entanto, são investimentos de prazos mais curtos.

Se o seu horizonte de investimento for realmente o longo prazo e o objetivo for a aposentadoria, uma boa alternativa seria a aplicação em Títulos do Tesouro indexados ao IPCA (índice oficial de inflação), pois garantem o poder de compra do seu dinheiro e mais uma taxa de juros pré-definida no momento da compra (hoje superiores a 6% a.a.).

Os Títulos do Tesouro possuem baixo risco de crédito, liquidez diária e rentabilidade atrativa. O imposto de renda sobre a rentabilidade é decrescente de acordo com o prazo da aplicação, sendo a alíquota mínima de 15% após dois anos. O custo anual sobre o valor investido é de 0,30%a.a. pagos a BM&F Bovespa mais taxa de custódia paga à corretora.

Importante ressaltar que o ideal é definir o prazo antes de investir, pois se estes títulos não forem levados até a data de seu vencimento e forem vendidos a mercado, poderão apresentar oscilação à taxa contratada.  

Juliana Sitta Ue Queiroz, é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

Fonte: Infomoney


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

MetLife se destaca no setor de previdência privada do anuário Valor 1000

A MetLife figura entre as dez maiores fornecedoras de previdência privada na 12ª edição do anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico que lista as mil maiores empresas do Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro descarta que crise global afete a Previdência

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou na quarta-feira que a crise financeira internacional não afetou e não afetará a arrecadação previdenciária.

Deixe seu Comentário:

=