Publicado por Redação em Previdência Corporate - 11/08/2016 às 11:05:34

Coluna de Renato Follador: Dinheiro de previdência privada não se divide

Numa palestra que fiz semana passada, um participante me perguntou: o casal deve ter uma vida financeira comum, compartilhando todas as despesas e investimentos?

Minha resposta: depende.

As despesas financeiras sim, afinal, nos dias de hoje, quando ambos têm um emprego e possibilidade de se manterem, não tem sentido só um gastar com as despesas que são comuns de uma vida familiar. Na Europa, é regra. Em tempos de orçamento apertado, então!

Já quanto a investimentos, aqueles de curto e médio prazo, como poupança para dar entrada numa nova casa, para trocar de carro, para fazer uma viagem ao exterior, para pagar uma faculdade particular para o filho, devem sim ser compartilhados.

Agora, quando o investimento for para o longo prazo, como para a aposentadoria, este é um projeto individual. Lá na frente, se algo não sair como o planejado, não haverá tempo, nem idade, para reiniciar o projeto.

Infelizmente, são tantas as uniões desfeitas, que não vale a pena arriscar tudo por tão longo tempo numa relação que pode ser rompida.

A previdência privada é um patrimônio pessoal impenhorável, pois renda para a velhice. E o segurado pode escolher livremente a quem deixar o dinheiro se ele vier a falecer. Inclusive ter o cônjuge como beneficiário principal. Mas o dinheiro sempre será dele. Ponto.

Fonte: Rádio CBN Curitiba


Massificados

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR: aposentados que ganharam atrasados do INSS devem pedir novo informe

Ao menos 35 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam informes de rendimentos errados dos atrados em 2012 e tiveram o Imposto de Renda (IR) descontado a mais, informou o jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada para os filhos já sai por R$ 30 ao mês

Com a estabilização da economia, cada vez mais brasileiros planejam uma poupança a longo prazo para arcar com os estudos ou garantir renda complementar para os filhos.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência mantém tendência positiva de receita, diz Augustin

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, destacou que espera manutenção positiva das receitas da Previdência Social ao longo de 2012. "Não há nenhuma alteração de manter tendência positiva de receitas, e de um bom resultado deste ano.

Previdência Corporate, por Redação

Fator previdenciário é perfeito, mas induz trabalhador a decisão errada

Para o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo José Guimarães, tecnicamente, o fator previdenciário é perfeito, mas é ao mesmo tempo ruim, pois induz o trabalhador a uma decisão errada.

Deixe seu Comentário:

=