Publicado por Redação em Dental - 09/06/2011 às 11:47:22

Tratamento dentário pode reduzir partos prematuros, diz estudo

Um simples tratamento dentário pode reduzir os riscos de parto prematuro para a mulher. Isso é o que sugere um estudo publicado no Journal of Periodontology, na Grã-Bretanha.

O estudo mostrou que tratar de doença periodontal – a infecção de tecidos da gengiva – pode reduzir nascimentos prematuros em 84%.

Os médicos descobriram que infecções peridontais graves levam a um aumento na produção de prostaglandina, uma das substâncias que podem induzir ao parto.

Bebês prematuros correm maior risco de desenvolver problemas pulmonares e gastrointestinais, perda de audição e visão ou de morrer.

Tratamento

No estudo, pesquisadores examinaram 366 mulheres grávidas com infecções peridontais, que podem afetar a raiz dos dentes, além da própria gengiva.

As pacientes tiveram uma limpeza geral dos dentes com a remoção de placa, tártaro e bactéria e aplicação de cálcio. Um grupo tomou antibiótico e outro, um placebo.

Marjorie Jeffcoat, da Universidade do Alabama, liderou a pesquisa.

Segundo ela, não houve provas de que o uso de antibiótico foi particularmente benéfico nesse estudo.

Mas ficou claro que as mulheres que receberam tratamento dentário antes da 35ª semana de gestação tiveram reduzido o risco de dar à luz prematuramente.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Confira dicas como evitar o mau hálito comendo e bebendo

Manter uma higiene bucal regular, com escovação e fio dental, é a medida número 1 para quem quer combater um dos piores inimigos dos relacionamentos: o mau hálito.

Dental, por Redação

Pacientes internados terão direito a acompanhamento odontológico

Aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de abril de 2012, o projeto de Lei 2776/08 torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dental, por Redação

O que seus dentes dizem sobre sua saúde

Os olhos podem ser a janela da alma, mas a boca permite uma visão ainda mais ampla do corpo como um todo.

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=