Publicado por Redação em Dental - 05/12/2012 às 09:08:14
Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda
Transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional
Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição. Por esse motivo, na adolescência, no começo de casamento ou a chegada do primeiro filho, podem desencadear problemas de saúde como bulimia nervosa, anorexia nervosa e compulsão alimentar.
Para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, o papel do dentista é fundamental. Isso porque alguns sintomas dos transtornos alimentares manifestam-se na boca. “Um exemplo disso é a observações de erosões ácidas – desgastes – nos dentes de pessoas com bulimia ou anorexia”, diz o dentista Arnaldo Caldas Junior, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Sintomas
Dentre as manifestações relacionadas aos transtornos alimentares na boca estão a cárie, doença periodontal – na gengiva –, xerostomia – boca seca –, halitose, fratura dentária, bruxismo, hipersensibilidade e úlceras.
Tanto quando a pessoa sofre de compulsão alimentar, anorexia ou bulimia há períodos de grande ingestão de carboidratos que elevam a acidez bucal. É aí que a cárie pode aparecer. Da mesma forma, a diminuição do pH salivar devido ao vômito, que ocorre na bulimia, propicia a erosão dental. Outros problemas ocorrem porque, geralmente, o portador de transtornos alimentares tende a descuidar da higiene bucal.
Complicações
O primeiro passo a ser tomado pelo cirurgião dentista é preservar a saúde bucal do paciente para minimizar os danos que ocorrem na cavidade bucal. Ainda, encaminhar o paciente para o tratamento adequado, uma vez que, se as lesões odontológicas forem tratadas sem que suas verdadeiras causas recebam a atenção devida, o paciente ainda vai estar doente, e as alterações continuarão provocando prejuízos à saúde bucal.
Segundo a ABO, casos extremos de transtornos alimentares podem levar a exposição da polpa do dente – conjunto de nervos e vasos internos –, que resulta em infecção e na necessidade de tratamento de canal ou extração.
O que é
Bulimia nervosa: é criado um ciclo em que a pessoa ingere grande quantidade de alimento e logo após força o vômito ou ingere laxantes e/ou diuréticos para eliminar a comida.
Anorexia nervosa: como há um grande temor de ganhar peso, a pessoa faz dietas rígidas ou para de comer. É uma doença que acomete mais mulheres – menos de 0,1% dos casos acontecem com homens.
Compulsão alimentar: a pessoa come demais, sem vontade, engole rápido e sente culpa. Atinge até 4% da população geral e 6% dos obesos – pode alcançar metade dos indivíduos mórbidos, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Iogurte natural combate o mau hálito, cáries e problemas da gengiva
De acordo com pesquisa realizada por cientistas japoneses, tomar iogurte sem açúcar pode ajudar a acabar com o mau hálito
Confira dicas como evitar o mau hálito comendo e bebendo
Manter uma higiene bucal regular, com escovação e fio dental, é a medida número 1 para quem quer combater um dos piores inimigos dos relacionamentos: o mau hálito.
Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável
Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.