Publicado por Redação em Dental - 16/01/2014 às 10:20:29

Infecção na boca pode prejudicar a fertilidade da mulher

Gengivite e doenças periodontais estão diretamente relacionadas a complicações em outras partes do corpo. Nas mulheres, isso também pode ocorrer durante a gestação e pode causar parto prematuro e de baixo peso.

Alguns estudos propõem que as infecções bucais, como a periodontite, podem funcionar como uma fonte de infecção que estimula uma reação inflamatória, que seria uma ameaça ao bebê.

Por outro lado, nesse período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite. Isso ocorre tanto porque os hormônios influenciam na capacidade de defesa do organismo, mas também porque há maior vascularização local e os pequenos vasos sanguíneos da boca se tornam mais frágeis.


Fertilidade

Uma pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália mostrou que mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, dois meses a mais do prazo considerado normal, de cinco meses.

A vilã, de novo, é a inflamação que pode prejudicar o funcionamento do organismo. “A inflamação da gengiva pode se alastrar no organismo, causar uma infecção no útero e até mesmo no coração. Mas quanto à fertilidade, ainda são poucos os dados que mostram essa relação”, diz a médica Claudia Gomes, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.

Caso o quadro de gengivite seja constatado, com um tratamento no dentista e controle da inflamação, as chances de engravidar voltam ao normal. “Como a pesquisa mostra, não foi uma infertilidade definitiva. A partir do momento que ela tratar, a função volta ao normal. O tratamento consiste numa limpeza bucal, na verificação de outros problemas e no uso de antibióticos”, afirma Claudia.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Combate à cárie é reforçado no Brasil

Não é de hoje que a cárie está na mira dos dentistas e até do Ministério da Saúde. Depois de ver os resultados de uma pesquisa então, os holofotes foram virados para a saúde bucal.

Dental, por Redação

Cuidados com a escova de dente garantem uma boa saúde bucal

Dentistas alertam para os cuidados indispensáveis com a escova dental, para garantir a saúde bucal e um hálito agradável. Além dos cuidados com nossos dentes, é importante manter cautela especial com as escovas de dente, já que as mesmas devem estar em perfeitas condições para garantir o efeito desejado.

Dental, por Redação

Programa de Saúde Bucal recebe prêmio Brasil Sorridente

O Programa de Saúde Bucal do município obteve primeira colocação em nível estadual no prêmio "Brasil Sorridente" de 2012 e alcançou o 12° lugar em âmbito nacional, na categoria de até 50 mil habitantes.

Dental, por Redação

Santa Helena Saúde lança Plano Empresarial Dental

A Santa Helena Saúde, a partir deste mês, retoma a comercialização de produto odontológico com o Plano Dental Empresarial.

Dental, por Redação

Pindamonhangaba garante destaque no prêmio Brasil Sorridente

A apuração do Prêmio Brasil Sorridente 2012 foi concluída em São Paulo, e Pindamonhangaba foi conceituada como a segunda melhor cidade com até 300 mil habitantes em relação a saúde bucal do estado.

Dental, por Redação

Vale do Paraíba ganha opção diferenciada para o tratamento e manutenção da saúde bucal

Há mais de cinco anos na região por meio de planos corporativos, a Odontobase - Planos de Saúde Bucal amplia atendimento a planos individuais e familiares a partir de fevereiro

Deixe seu Comentário:

=