Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/12/2011 às 12:00:11

Teve um dia ruim? Sonhar pode ajudar você a se sentir melhor

Quando enfrentamos um dia ruim, cheio de problemas e experiências desagradáveis, sonhos podem nos ajudar a nos sentirmos melhores. Quando estamos sonhando, estamos no estágio de sono conhecido como movimento rápido dos olhos, ou R.E.M. Nesse estágio, o cérebro processa as experiências emocionais vividas em um ambiente seguro, e quando os níveis de estresse estão baixos. Esse processo ajuda a reduzir a ansiedade emocional de memórias ruins.

“Nós acordamos no dia seguinte, e essas experiências foram suavizadas em sua força emocional. Nós nos sentimos melhor em relação a elas, nós sentimos que nós conseguimos (lidar com elas)”, explica o pesquisador Matthew Walker, da Universidade da Califórnia (EUA).

Walker e uma equipe de cientistas fizeram um estudo sobre o tema com 35 adultos saudáveis. O estudo mostrou que durante o sono R.E.M., as memórias são reativadas, colocadas em sob novas perspectivas, associadas e reintegradas em um estado em que o cérebro está mais ‘calmo’, melhorando qualidade de sono e reduzindo a ocorrência de pesadelos.

A descoberta traz novidades também para o transtorno de estresse pós-traumático. Pessoas sofrendo desse distúrbio podem ter problemas para se recuperarem porque as emoções de experiências traumáticas não são processadas de forma apropriada nas suas memórias durante o sono. Existem estudos que mostram que pessoas com transtorno de estresse pós-traumático e outros distúrbios de humor têm padrões de sono que sofrem interrupções.

Fonte:http://boasaude.uol.com.br|01.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos vão controlar diabetes de 800 pessoas pela internet

Cerca de 800 pacientes diabéticos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, terão níveis de glicemia monitorados à distância, através da internet, pelos médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da unidade. O projeto começou na quarta-feira (13).

Saúde Empresarial, por Redação

ANS amplia critérios de monitoramento para o próximo relatório

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta última quinta-feira (10/01) que vai ampliar os critérios para monitoramento dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode oferecer entorpecentes para pacientes oncológicos com dor intensa

Está pronto para inclusão na pauta do Plenário o Projeto de Lei 3887/97, do Senado, que prevê o fornecimento de analgésicos, entorpecentes ou substâncias correlatas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para os pacientes com câncer acometidos por dor intensa e constante.

Deixe seu Comentário:

=