Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/06/2012 às 08:59:34

Vacina brasileira para esquistossomose é aprovada

Baseada no antígeno Sm14, desenvolvida e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o Brasil na fronteira da ciência, com a primeira vacina para helmintos

Após mais de 30 anos de pesquisa, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC, ligado à Fiocruz) anuncia a criação da primeira vacina contra esquistossomose. A droga acaba de ser aprovada nos testes clínicos de fase 1, mostrando ser segura e capaz de induzir imunidade à doença, que afeta 200 milhões de pessoas no mundo. Baseada no antígeno Sm14, desenvolvida e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o Brasil na fronteira da ciência, com a primeira vacina para helmintos.

Considerado um feito histórico, em vez de comprar tecnologia, o Brasil vai vender e em vez de tratar a doença com remédio, a saúde pública vai poder prevenir com a vacina. É importante lembrar que está é a primeira vez que são realizados no Brasil testes clínicos de fase 1 uma vez que os testes com pacientes, por regras internacionais, devem obrigatoriamente ser realizados no país de origem da tecnologia. A Sm14 inova, ainda, do ponto de vista do modelo pesquisa, sendo foco da primeira parceria público-privada desenvolvida pela Fiocruz, estabelecida com a empresa Ourofino Agronegócios, com apoio de agências de financiamento, como a Finep e a Faperj.

De acordo com a pesquisadora que liderou o estudo, Miriam Tendler, o projeto é apoiado por uma rede e internacional de instituições colaboradoras, com mecanismos de financiamento oriundos tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Para a diretora do instituto, Tania Araújo-Jorge, está é a primeira vacina para uma doença parasitária no mundo. O presidente Paulo Gadelha completa a fala de Tania ao dizer que a conquista reflete mudanças no país, no sentido de reforço à pesquisa nacional, como os mecanismos de fomento e a forma como as parcerias são realizadas.

Desde o início a pesquisa foi apoiada financeiramente pelo IOC e pelos mecanismos de financiamento de pesquisas científicas como o CNPQ e Finep. Sua primeira fase de desenvolvimento tecnológico foi apoiada pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDIIS/Fiocruz).

Em 2005, a empresa Alvos licenciou a vacina veterinária e a vacina humana mediante estabelecimento de parceria público-privada. A empresa foi adquirida pela Ourofino Agrnogócios, que assumiu toda a parte industrial do processo.

O superintendente de biológicos da empresa, Carlos Henrique, conta que está é a oportundiade do Brasil mostrar para o mundo o potencial científico e tecnológico que possui.

Gravidade

De acordo com Miriam, a doença é a segunda maior endemia no mundo, ficando atrás apenas da malária. É uma doença dos países pobres associada à miséria. Hoje ela infecta cerca de 200 milhões de pessoas, mas existem 800 milhões de indivíduos expostos ao risco.

De acordo com Miriam a vacina está sendo desenvolvida seguindo os conceitos de vacina bivalente, potencialmente no futuro ela será multivalente. De acordo com ela, isso foi evidenciado a partir do momento em que se teve acesso à estrutura do DNA do clone [da proteína] SM14.

A cientista conta que ela pertence a uma família de proteínas que tem a capacidade de ligar gorduras a ácidos graxos, e esses helmintos [parasitas] não têm a capacidade de sintetizar lipídeos, gorduras que são a principal forma de energia do metabolismo. Então, eles precisam pegar isso do hospedeiro. Esse transporte é feito por essas moléculas, que transporta lipídeos. Isso talvez seja o fato de estarem presentes em todos os helmintos de importância humana e veterinária.

A representante da Fiocruz acredita que em cinco anos será possível imunizar a população da África e do Brasil.

Fonte: saudeweb


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Esgotamento mental não é frescura; saiba como combater o problema

Às vezes o cansaço mental é tanto que é sentido fisicamente, com dores pelo corpo, dores de cabeça e até mesmo problemas gastrointestinais como gastrites e úlceras

Saúde Empresarial, por Redação

Em busca do remédio certo para cada paciente

Um medicamento indicado para uma pessoa nem sempre pode ser eficaz para outra que sofra da mesma doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Câmara aprova projeto para reconstrução de mama pelo SUS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07) projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de cirurgia reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer

Deixe seu Comentário:

=