Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/11/2014 às 11:12:45

Fumo passivo pode causar aumento de peso, diz pesquisa

Cientistas da Brigham Young University, nos EUA, descobriram que a exposição à fumaça do cigarro pode causar aumento de peso, principalmente se o fumo for passivo. A mudança atingiria mais as crianças, segundo estudo publicado no periódico "American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism".

"Para quem divide uma casa com um fumante, em especial as crianças, o risco de aumento de problemas metabólicos e cardiovasculares é enorme", diz Benjamin Bikman, professor de fisiologia e biologia do desenvolvimento na Universidade Brigham Young e autor do estudo.

 Bikman e seu colega Paul Reynolds descobriram que a fumaça do cigarro está vinculada à função metabólica. Para realizar o estudo, eles usaram camundongos de laboratório expostos a fumaça de cigarro e mediram progressivamente as mudanças no metabolismo dos animais.

O resultado mostrou que os camundongos mais expostos à fumaça engordaram mais do que os demais. Ao analisarem as células desses roedores, os cientistas encontraram mais amostras de um tipo de gordura (ceramida) que causa alteração no funcionamento natural das células e inibe a capacidade delas responderem à insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de açúcar no sangue).

"Os pulmões fornecem uma vasta interface com o nosso meio ambiente e esta pesquisa mostra uma resposta ao tabagismo involuntário, que inclui a alteração a sensibilidade sistêmica à insulina", disse Reynolds. "Uma vez que alguém se torna resistente à insulina, seu corpo precisa de mais insulina. E se cada vez mais a insulina aumentar, você terá mais gordura no corpo", afirma.

A chave para reverter os efeitos da fumaça do cigarro é inibir a produção de ceramida. Para isso, os pesquisadores administraram myriocin, conhecido bloqueador de ceramidas, nos roedores e, com isso, evitaram o ganho de peso e a mudança no metabolismo da insulina.

Agora, a equipe de Bikman quer encontrar um inibidor de ceramida seguro para seres humanos, a fim de evitar o ganho de peso e a resistência à insulina para quem convive com fumantes.

"A ideia de criar uma terapia que ajudaria a proteger o ser humano das consequências de ser criado em um lar com um fumante é muito gratificante", diz o pesquisador.

Fonte: UOL


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Canadenses afirmam que é possível prevenir a dor crônica controlando o estresse

Um pequeno volume do hipocampo está associado com níveis mais elevados de cortisol, aumentando a vulnerabilidade à dor

Saúde Empresarial, por Redação

82 novos médicos vão reforçar hospitais estaduais da capital paulista

O governador Geraldo Alckmin nomeou nesta quinta-feira (08), 82 novos médicos, aprovados em concursos públicos, para reforçar o atendimento em oito hospitais da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista.

Saúde Empresarial, por Redação

RS oferece pelo SUS cirurgia para pacientes com Parkinson

O Rio Grande do Sul oferece, de forma inédita pelo SUS, uma cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo em pacientes com a doença de Parkinson.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamento para tratar AVC passa a fazer parte da lista da rede pública

O Alteplase, usado por alguns hospitais da rede particular no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, passa a fazer parte da lista de medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde.

Deixe seu Comentário:

=