Publicado por Redação em Dental - 06/11/2012 às 09:46:07
Tecnologia invade consultórios de dentistas
A tecnologia tem se tornado uma importante aliada para que a ida ao dentista seja menos traumática e até agradável. Isso engloba desde equipamentos até diagnósticos.
Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.
A tecnologia tem se tornado uma importante aliada para que a ida ao dentista seja menos traumática e até agradável. Isso engloba desde equipamentos até diagnósticos. As brocas produzem sons mais amenos devido à tecnologia de rolamentos cerâmicos; o raio-X digital oferece precisão no diagnóstico e reduz em 90% a exposição à radiação; e a sedação passou a ser computadorizada e sem trauma.
“O conforto está inserido desde a postura como o paciente fica na cadeira até os diagnósticos, que antes terminavam com a perda do dente, e hoje possibilitam sua recuperação”, afirma o dentista Joel Mauri dos Santos. Esta possibilidade de restauração só foi possível devido aos aparelhos criados para verificar as condições reais dos dentes por meio de instrumentos mais leves e específicos, como equipamentos digitais e a laser.
Outro avanço pode ser visto na anestesia computadorizada. O aparelho mede a tensão superficial do tecido, aplicando o líquido anestésico gota a gota. “O volume de anestesia usado é menor, apenas a área do dente a ser tratado fica adormecida e o paciente pode movimentar boca e rosto normalmente”, diz o dentista. Segundo o especialista, até o relacionamento entre o dentista e o paciente é beneficiado pela tecnologia, umas vez que aumenta as condições do profissional apresentar um diagnóstico mais seguro e confiável.
Skype
Na era da conectividade, nada melhor que utilizar dos meios de comunicação online para facilitar a vida no consultório. Joel já usa Skype, MSN e SMS para manter contato com os pacientes. “Como o skype tem bate-papo, o paciente não se depara com uma linha de telefone coupada, por exemplo”, conta a secretária da clínica, Vanessa Simas. A marcação e confirmação de consultas também são feitas por esses meios.
Fonte: Terra
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Fonte: EBC
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