Publicado por Redação em Dental - 13/05/2015 às 10:54:41

E agora? Rapaz rompe freio do lábio escovando os dentes

Acostumado a escovar os dentes com muita força, Rafael rompeu o freio labial superior, o que pode causar infecções e problemas na fala

Rafael Meneguelli Paschoal, 32 anos, cresceu achando que para ter dentes limpos e brancos era importante escová-los com muita força. “Eu sempre escovei os dentes com muita força, porque meu pai mandava. Só que quando eu tinha 10 anos, durante uma dessas escovações mais agressivas eu bati a escova na gengiva de cima. Na hora senti uma pequena dor e quando fui examinar, vi que tinha rompido o freio do lábio”, diz Rafael.

“A função dos freios labiais é limitar a movimentação dos lábios, podendo interferir na mímica facial e na produção dos sons da fala, além de outras funções importantes relacionadas aos dentes e gengivas”, diz a fonoaudióloga, Sueli Rosa Vieira.

Apesar de ter uma função importante, Rafael não foi ao dentista, e o tempo foi passando sem que o problema fosse reparado. “Na hora doeu, mas depois nunca mais senti nada. Não me lembro de ter ido ao dentista e até hoje meu freio labial é rompido. Mas nunca percebi nenhuma limitação ou problema por causa disso”, diz o jovem.

Para a dentista da Clínica WellClinic, Simone Matos, Rafael teve sorte de não ter tido nenhuma complicação na região, principalmente quanto à cicatrização. “O ideal é a pessoa procurar o dentista para avaliar o que esse dano pode causar, pois, uma vez rompido, o freio pode acarretar inflamação, infecção e outros problemas maiores”, diz a especialista.

Causas do rompimento

Para as duas especialistas, houve duas possíveis causas para que o rompimento do freio labial tenha acontecido no caso de Rafael. A primeira foi o excesso de força que usou para escovar os dentes.

“É preciso ter consciência que escovar os dentes corretamente requer muito mais jeito e delicadeza do que força. O uso da força pode causar, além de acidentes como o do freio, desgaste do esmalte dental e agressões à gengiva, podendo ocasionar retrações e inflamações”, diz a dentista.

Já para a fonoaudióloga, o problema pode ter sido uma anomalia do próprio freio. “O formato ou o tamanho do freio labial do paciente poderia estar fora do padrão. Essa anomalia pode ter dificultando a escovação dos dentes causando o rompimento o que dificilmente ocorreria se o freio labial tivesse dimensões consideradas normais”, diz Sueli.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde distribui kit de higiene bucal

Os Kits, composto por creme e fio dental e escova, será distribuído nas redes escolar – a partir da pré-escola - e de saúde de Feira de Santana.

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Óleo de coco ajuda a combater queda de dentes, diz pesquisa

Uma pesquisa científica apresentada esta semana afirma que óleo de coco ajuda a combater uma bactéria responsável pela queda de dentes e que o produto poderia ser usado em artigos de higiene bucal.

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Deixe seu Comentário:

=