Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/06/2012 às 12:57:34

Taxa de juros para famílias é a menor em 18 anos

Apesar do aumento da inadimplência entre pessoas físicas e jurídicas em maio deste ano, a taxa de juros para as famílias atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em junho de 1994, segundo informou nesta terça-feira o Banco Central (BC). De acordo com dados da autoridade monetária, a taxa de juros anual para as famílias atingiu 38,8%. Em situações de alta inadimplência, os bancos tendem a aumentar os juros para desencorajar a tomada de novos empréstimos.

A taxa de juros geral (que leva em consideração a média entre os juros para pessoas físicas e jurídicas) atingiu 32,9%, também o menor patamar desde o início da série histórica - com início em junho de 2000. Os juros para as empresas também recuou ao menor nível desde fevereiro de 2008 (24,8%). Para o chefe do departamento econômico do BC, Túlio Maciel, houve uma migração das famílias entre as várias modalidades de crédito, que passaram a optar por financiamentos mais baratos. "Somente o crédito consignado cresceu 30 pontos percentuais em maio", ressaltou.

Crédito
A oferta de crédito subiu 1,7% em maio na comparação com abril, segundo o BC, e superou, pela primeira vez, 50% na relação com o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País. A expectativa do BC é que a expansão do crédito diminua e fique em 15% em 2012.

"O que a gente observa do crédito é que ele saiu de uma base mais baixa, de 25% em relação ao PIB em 2002, 2003. Nos próximos anos, vemos uma moderação da oferta de crédito. Entre 2005 e 2008, o crédito cresceu 25% ao ano. Nos 4 anos seguintes, a média de crescimento caiu para 18%", explicou Túlio Maciel.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

'Prévia do PIB' tem crescimento de 1,04% no primeiro trimestre de 2013

Foi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meseFoi a maior taxa de crescimento desde o primeiro trimestre de 2011. Contra os três primeiros meses de 2012, avanço foi de 1,79%.s de 2012, avanço foi de 1,79%.

Notícias Gerais, por Redação

Governo seguirá tomando medidas sobre o câmbio, diz Mantega

As famílias brasileiras gastam, em média, R$ 50,16 mensais com viagens esporádicas, ou seja, deslocamentos fora da rotina para outras cidades, de acordo com dados entre 2008 e 2009 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Onda de aposentadorias ameaça rigor fiscal

Uma onda de aposentadorias no funcionalismo público criou uma pressão fiscal e administrativa sobre o governo Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário:

=