Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/12/2014 às 11:35:19

Taxa de juros das operações de crédito voltam a apresentar elevação



 O estudo conduzido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), mostra que as taxas de juros das operações de crédito voltaram a apresentar movimento de elevação em novembro.
De acordo com o coordenador da pesquisa e diretor executivo da entidade, Miguel Ribeiro de Oliveira, o aumento dos índices pode ser atribuído à alta da taxa básica de juros (Selic), promovida pelo Banco Central em 29/10/2014 e que, por ter ocorrido no fim do mês de outubro, ainda não havia impactado na pesquisa anterior, além das expectativas de novas elevações.
Outro fator que estimulou a elevação diz respeito ao atual cenário econômico, que aumenta o risco do crescimento nos índices de inadimplência como explica Ribeiro de Oliveira: “Esse cenário se baseia nos índices de inflação mais elevados e juros maiores, que reduzem a renda das famílias. Além disso, o baixo crescimento econômico, que contribui para o aumento dos índices de desemprego, e as expectativas negativas para 2015 levam as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência”.
Pessoa Física
Das seis linhas de crédito pesquisadas todas apresentaram movimento de alta.  A média geral da taxa de juros para pessoa física apresentou elevação de 0,06 ponto percentual no mês (1,38 ponto percentual ao ano), que corresponde a elevação de 0,99% ao mês (1,34% em doze meses) passando de 6,08% ao mês (103,05% ao ano) em outubro/2014 para 6,14% ao mês (104,43% ao ano) em novembro/2014, a maior taxa de juros desde junho de 2012.
 
Pessoa Jurídica
Das três linhas de crédito pesquisadas todas apresentaram movimento de alta.  A média geral da taxa de juros para pessoa jurídica apresentou elevação de 0,05 ponto percentual ao mês (0,87 ponto percentual em doze meses) correspondente a elevação de 1,45% no mês (1,74% em doze meses) passando de 3,44% ao mês (50,06% ao ano) em outubro/2014 para 3,49% ao mês (50,93% ao ano) em novembro/2014, a maior taxa de juros desde junho de 2012.
 
Taxa de juros x Selic
Considerando todas as elevações da taxa básica de juros (Selic), promovidas pelo Banco Central desde março/2013, tivemos neste período (março/2013 a novembro/2014) uma elevação da Selic de 4,00 pontos percentuais (elevação de 55,17%) de 7,25% ao ano em janeiro/2013 para 11,25% ao ano em novembro/2014.
Neste período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 16,46 pontos percentuais (elevação de 18,71%) de 87,97% ao ano em março/2013 para 104,43% ao ano em novembro/2014.
Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma elevação de 7,35 pontos percentuais (elevação de 16,87%) de 43,58% ao ano em março/2013 para 50,96% ao ano em novembro/2014.
Perspectivas para os próximos meses
Tendo em vista o Banco Central ter elevado a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião, a tendência é de termos novas elevações e a probabilidade de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a subir nos próximos meses.
Sobre a ANEFAC
Criada há mais de 40 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial.  Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI – SERASA EXPERIAN. www.anefac.com.br

Fonte: www.aserc.org.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dados da indústria mostram recuperação da economia brasileira

A economia brasileira dá sinais de uma leve recuperação, segundo dados da produção industrial divulgados nesta quinta-feira (7) pelo IBGE.

Notícias Gerais, por Redação

Isenção de IR para portadores de lúpus é aprovada na CAS

Portadores de lúpus poderão ficar livres do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma motivada pela doença. Substitutivo ao projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (12) pela

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem duas cidades entre as melhores para desfrutar da aposentadoria

As cidades de Fortaleza, no estado do Ceará; e de João Pessoa, na Paraíba, foram listadas entre os melhores lugares para desfrutar da aposentadoria pela organização International Living, responsável pelo ranking anual dos melhores lugares para se viver depois de se aposentar.

Notícias Gerais, por Redação

PIS 2012 começa a ser pago dia 24 de julho; veja calendário de pagamento

Começa no dia 24 de julho o pagamento aos trabalhadores assalariados dos abonos do PIS (Programa de Integração Social), referentes ao calendário 2012/2013.

Notícias Gerais, por Redação

5 coisas que você não deve fazer quando a bolsa está caindo

A bolsa de valores tem oscilado bastante nos últimos meses, influenciada pelo humor dos mercados internacionais. E apesar de ter mostrado alguma recuperação nas últimas sessões, o Ibovespa (principal referencial do mercado acionário nacional)

Notícias Gerais, por Redação

BNDES investirá R$ 1 bilhão em fundos de Private Equity e Venture Capital em três anos

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pretende investir R$ 1 bilhão em fundos de Private Equity e Venture Capital pelos próximos três anos, anunciou nesta segunda-feira

Deixe seu Comentário:

=