Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/07/2011 às 16:20:16

SUS ganha teste para diagnosticar hepatite B e C em 30 minutos

A partir de agosto, o Ministério da Saúde vai disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) testes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C . Com o novo exame, será possível identificar as doenças em, no máximo, 30 minutos.
 
De acordo com o ministério, os testes rápidos fazem parte dos exames de triagem. O paciente que tiver resultado positivo para uma das hepatites deverá ser encaminhado para a rede de saúde para completar o diagnóstico. Com a identificação da doença, o paciente pode iniciar o tratamento imediatamente.
 
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais serão os primeiros a receber o teste rápido. Depois, o exame será levado para as unidades básicas de saúde. O ministério irá investir R$ 10,6 milhões na compra de 3,6 milhões de testes.
 
A partir de hoje (18), entram em vigor novas regras para o tratamento da hepatite C na rede pública de saúde. Entre elas, a que permite ao paciente continuar o tratamento por até 72 semanas sem a necessidade do aval de uma comissão médica, procedimento adotado anteriormente.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 20.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Crise de Saúde Mental no Brasil: empresas terão que adotar medidas de prevenção

Atualização da NR-1 exigirá que companhias acompanhem e protejam a saúde mental dos funcionários no trabalho. Leia na Forbes Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Novas regras de funcionamento de uma UTI

Entrou em vigor neste domingo (24/02) a determinação de regras para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil por meio da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC-07).

Saúde Empresarial, por Redação

ANS indica seis planos de saúde

Seis em cada dez operadoras de saúde tiveram bom desempenho, apontou o IDSS (Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar), divulgado na última quinta-feira (13) e que se refere à avaliação feita em 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa vai lançar consulta pública sobre restrições à venda de remédios que não exigem receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em reunião nessa terça-feira (3), lançar consulta pública, no prazo de 30 dias, sobre a proposta de "adotar mecanismos para permitir que os medicamentos isentos de receita médica possam ser colocados ao alcance do consumidor na farmácia

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=