Publicado por Redação em Previdência Corporate - 29/01/2014 às 12:25:32

Sucesso nas finanças: Previdência privada

Aposentadoria complementar está exposta aos períodos de crise e os consequentes transtornos causados aos bancos vinculados a elas

Muitos trabalhadores brasileiros acreditam que contribuir para o INSS é mais seguro do que para a previdência privada, principalmente pelo fato de haver garantia do governo. A aposentadoria complementar está exposta aos períodos de crise e os consequentes transtornos causados aos bancos vinculados a elas.

Pelo que se tem observado, o retorno esperado da previdência privada , a longo prazo, é melhor que o retorno do INSS e os riscos relativos não são tão altos.

Além disso, é muito difícil manter os níveis salariais alcançados por quem contribuiu ao longo do tempo para a Previdência Social depois que o trabalhador dá entrada no pedido de concessão do benefício do INSS. Abaixo, saiba mais sobre esse assunto.


PERGUNTA E RESPOSTA

Mesmo quem paga previdência privada tem que acompanhar a previdência do governo? Por quê?
>Oswaldo, Ipanema

Oswaldo, a Previdência Social é administrada pelo próprio governo e, dessa forma, é pública. Todo trabalhador formal brasileiro é automaticamente um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A previdência complementar, como o próprio nome já diz, é uma escolha para aqueles que quiserem garantir no futuro uma renda mais adequada às suas necessidades. Ou seja, serve para complementar o valor da aposentadoria do trabalhador. Por ser administrada por instituições financeiras, é conhecida como previdência complementar.

Sendo mais assertivo, não vejo como seria possível viver no Brasil, hoje, sem aposentadoria privada. É muito difícil manter os níveis salariais alcançados por quem contribuiu ao longo do tempo para a Previdência Social, durante muito tempo, e que ao se aposentar tem seus rendimentos reduzidos. O INSS sofre de gigantismo administrativo, o que não permite uma gestão mais eficiente. Dessa forma, podemos perceber com clareza a ineficiência operacional em todas as unidades do órgão.

Os recursos que mantém os pagamentos dos aposentados não estão vinculados aos valores recolhidos pelos mesmos ao longo do tempo e, sim, às contribuições econômicas atuais. Ou seja, aquelas contribuições já foram consumidas há muito tempo. Como a população brasileira está vivendo mais, o fator previdenciário faz o trabalhador pagar por mais tempo a previdência para equilibrar suas contas.

Deste modo, as preocupações com relação ao destino dos recursos são válidas, mas entre as duas, sou de opinião que a aposentadoria privada é bem mais adequada para quem pretende manter um determinado padrão de vida ao parar de trabalhar.

Nesse contexto, acho sim que você deve acompanhar o que ocorre na previdência do governo, uma vez que essas informações podem servir, também, de balizadores e parâmetro de análise sobre o contexto previdenciário do país. Boa sorte!

Fonte: Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Veja 10 coisas para não esquecer de declarar no IR 2013

Doações e rendimentos de dependentes não podem ficar de fora. Informar a venda de um imóvel por valor diferente pode trazer problemas.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba quando e como antecipar a restituição de IR

Os juros da antecipação da restituição do imposto de renda costumam ser baixos, o que torna essa linha de empréstimo uma das mais baratas do mercado.

Previdência Corporate, por Redação

Funpresp é aprovado pelo Senado em votação simbólica

O Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) e fundos de pensão.

Previdência Corporate, por Redação

Quase 50% dos expatriados querem se aposentar no país em que trabalham

Quase a metade dos expatriados (47%) com idade superior a 55 anos gostaria de se aposentar no país no qual estão trabalhando, segundo revela pesquisa realizada pelo HSBC.

Previdência Corporate, por Redação

INSS vai cobrar ressarcimento de motorista infrator

O Ministério da Previdência Social apresentou nesta quinta-feira o primeiro pedido de ressarcimento a um motorista responsável por um acidente fatal - e, portanto, responsável pela necessidade de pagamento de pensão a familiares das vítimas.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência reserva R$ 100 mi para construir agências no País

O orçamento do Ministério da Previdência Social do próximo ano deverá reservar R$ 100 milhões, em 2012, para investimento na construção das agências em cidades com população acima de 20 mil habitantes, informou o ministro da pasta, Garibaldi Alves Filho.

Deixe seu Comentário:

=