Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2011 às 12:14:31
SP: Estado vai receber R$18,8 mi para construção de UPAS
O estado de São Paulo vai receber um repasse de R$ 18,8 milhões, para a construção de dez UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). ). As unidades que serão construídas nos municípios de Americana, Franca, Lins, Mococa, terão porte I, com até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, cada uma.
As unidades que serão construídas nas cidades de Jandira, Sorocaba, Tatui e Votorantim terão porte II, com até 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes, cada uma. E as unidades que serão construídas em Franca e Diadema terão porte III, com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas, cada uma
Ao todo o estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).
As UPAs 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. E funcionam como unidades intermediárias aos hospitais, ajudando a desafogar os prontos-socorros. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.
Ao todo o Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.
As novas UPAs estão distribuídas em 47 municípios. Elas se somam as outras 478 UPAs já habilitadas em todo o país. Ao todo, 113 já estão em funcionamento e outras 99 estão previstas para serem inauguradas até o final de 2011.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 03.08.11
Posts relacionados
Higienização das mãos é capaz de reduzir em 70% casos de infecção
Com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, o grupo Santa Joana alcançou índice de infecção hospitalar de 0,3%, o que é baixo se comparado à média nacional de 2,8%
Termina nesta quinta mutirão de uma semana de testes de HIV em SP
Termina nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, um mutirão de testes de HIV. Somente entre a última quinta e o domingo, o Fique Sabendo, campanha da Secretaria de Estado da Saúde, 51 mil exames gratuitos foram realizados em 500 municípios de todo o estado de SP.
Conheça estrutura de ouvidoria dos planos de saúde
Agência está criando uma bonificação específica no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar para as operadoras que tenham ouvidorias em sua estrutura