Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2011 às 12:14:31
SP: Estado vai receber R$18,8 mi para construção de UPAS
O estado de São Paulo vai receber um repasse de R$ 18,8 milhões, para a construção de dez UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). ). As unidades que serão construídas nos municípios de Americana, Franca, Lins, Mococa, terão porte I, com até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, cada uma.
As unidades que serão construídas nas cidades de Jandira, Sorocaba, Tatui e Votorantim terão porte II, com até 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes, cada uma. E as unidades que serão construídas em Franca e Diadema terão porte III, com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas, cada uma
Ao todo o estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).
As UPAs 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. E funcionam como unidades intermediárias aos hospitais, ajudando a desafogar os prontos-socorros. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.
Ao todo o Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.
As novas UPAs estão distribuídas em 47 municípios. Elas se somam as outras 478 UPAs já habilitadas em todo o país. Ao todo, 113 já estão em funcionamento e outras 99 estão previstas para serem inauguradas até o final de 2011.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 03.08.11
Posts relacionados
Educação alimentar traz resultados a médio e longo prazo
Ainda que alguns resultados possam ser observados durante, ou no final de um programa de educação alimentar, as melhoras significativas e efetivas são a médio e longo prazo.
Parceria entre Sírio-Libanês e Santa Paula aumenta consultas em 22%
Seguindo os modelos de co-opetição (colaboração entre empresas concorrentes) já presentes em outros setores da economia, os hospitais Santa Paula e Sírio-Libanês assinaram um acordo de parceria para o novo Centro Oncológico do Santa Paula.
Cientistas do Brasil e EUA descobrem novo método de diagnóstico de leucemia
Cientistas do Brasil e Estados Unidos desenvolveram um novo método para o diagnóstico da leucemia, mais rápido e preciso, que antecipará o início do tratamento contra a doença, informou neste domingo a Agência Brasil.
Coração artificial brasileiro deve ser testado em dois meses
Corações artificiais desenvolvidos no Brasil devem começar a ser testados em seres humanos dentro de dois meses. Pacientes da fila de espera do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo,


