Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/03/2013 às 16:35:03
Cientistas britânicos produzem vacina sintética contra febre aftosa
Testes demonstraram que vacina se manteve estável por duas horas a temperaturas de até 56 graus
Uma nova vacina sintética contra a febre aftosa, apresentada como mais segura e mais resistente do que as já existentes, foi desenvolvida por cientistas britânicos, segundo um artigo publicado nessa quarta-feira (27) na revista especializada PLO Pathogens.
Atualmente, os animais vacinados recebem uma dose baixa do vírus altamente contagioso para estimular seu sistema de defesa imunológica, para que produza anticorpos.
Os pesquisadores acreditam agora que podem produzir uma nova vacina, totalmente sintética, graças à análise das partículas atômicas do vírus, realizada no acelerador de partículas britânico instalado perto de Oxford (oeste de Londres).
Graças a esses dados, cientistas das universidades de Oxford e Reading, assim como do Instituto Pirbright, puderam reconstituir a estrutura externa do vírus, que lança a produção de anticorpos, explicou a publicação.
Os pesquisadores também conseguiram criar uma vacina mais resistente. Testes preliminares demonstraram que ela se manteve estável por ao menos duas horas a temperaturas de até 56 graus.
"O que desenvolvemos se aproxima do ideal das vacinas contra a febre aftosa", disse Dave Stuart, professor de Biologia Estrutural da Universidade de Oxford.
Fonte: R7
Posts relacionados
Instituto Estadual do Cérebro terá custeio do Ministério da Saúde
Recursos de R$ 45,3 milhões/ano serão aplicados na manutenção do Complexo Hospitalar integrado pelo Instituto Estadual do Cérebro e o Hospital Estadual Anchieta
Poluição do ar pode aumentar risco de insuficiência cardíaca e câncer de pulmão
Novos estudos mostram que pequenos aumentos nos níveis de poluentes podem elevar as chances de desenvolvimento dessas doenças
Fundação Hemominas promove doação de sangue no Dia do Amigo
Nesta sexta-feira (20), a unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora, Zona da Mata de Minas Gerais, promove um dia especial em comemoração ao Dia do Amigo.
Lista de controle reduz mortalidade em cirurgias
Uma espécie de "checklist", similar ao que os pilotos fazem antes da decolagem, pode diminuir a mortalidade de pacientes em cirurgias, mostra um estudo holandês. Mas os resultados dependem de que a equipe, de fato, complete a checagem. As informações são da Reuters