Publicado por Redação em Dental - 27/04/2012 às 17:59:31

Sorocaba ganha mais uma unidade móvel de saúde -Odontomóvel

Em cerimônia na Praça Cel. Fernando Prestes, o prefeito Vitor Lippi entregou na manhã desta quinta-feira (26) o Odontomóvel, a nova unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba. Assim como os Ônibus da Mulher e do Homem, este trailer – que possui um consultório odontológico totalmente equipado – percorrerá diversos bairros da cidade para à população mais um serviço de saúde bucal: próteses totais e removíveis para quem perdeu precocemente todos os dentes ou os anteriores.

O Odontomóvel foi apresentado durante o evento alusivo ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, promovido pela Secretaria da Saúde, com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A unidade móvel é um novo serviço de saúde da Prefeitura para a população, mas que também tem finalidade social.

Inicialmente serão atendidos os usuários com idades entre 18 e 40 anos, para facilitar a inserção dessa parcela da população ao mercado de trabalho e suas relações com a sociedade, visando melhorar a auto-estima dessas pessoas. "Estou muito satisfeito com a entrega desta unidade móvel, que vai atender principalmente aqueles que não têm os dentes da frente para que possam sorrir com tranquilidade", comenta Lippi.

Presentes ao evento estavam o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Ailton Ribeiro; o vereador Luís Santos, representando a Câmara Municipal, e os secretários Ademir Watanabe (Saúde) e Edith Maria di Giorgi (Juventude).

Odontomóvel

A entrega da unidade móvel odontológica marca o início do serviço de próteses desta área na rede municipal de saúde. A unidade deve realizar 120 próteses por mês. De acordo com Samuel Figueiredo Leite, da Área de Saúde Bucal da SES e coordenador da unidade móvel, o Odontomóvel contará com dois dentistas e dois auxiliares de saúde bucal e atenderá por região da cidade, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pré-determinadas.

"O Odontomóvel funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta feira, com agendamento referenciado pelas UBSs, pois a boca do paciente deverá estar preparada para receber a prótese", explica Samuel.

Os atendimentos começam no dia 7 de maio, na UBS Vitória Régia. "Lá, serão atendidos os usuários da própria unidade de saúde e também das UBSs Paineiras, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério e Ulysses Guimarães. O trailer permanecerá no local por 45 dias. Depois, irá para outra UBS e, assim, sucessivamente, para atingir todas as regiões de Sorocaba.

Fonte: sorocabafacil


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Babar à noite pode causar halitose e problemas vocais

Se você tem o costume de babar durante o sono, fique atento, esse hábito pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e alterações na voz

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças

Cheiro na boca pode indicar problemas no fígado ou até mesmo diabetes. Médicos alertam para a importância de identificar e procurar um especialista.

Dental, por Redação

SUS aumenta em 85% a produção de próteses dentárias

O Sistema Único de Saúde (SUS) produziu, em 2011, 340 mil próteses dentária, 85% a mais do que em 2010, quando foram produzidas 183 mil unidades.

Dental, por Redação

Assistência odontológica é reforçada em 22 estados

Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar a assistência por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano.

Deixe seu Comentário:

=