Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/11/2014 às 11:04:52

Sonda que pousou em cometa para de funcionar; baterias acabam depois de enviar dados

Uma nave robô pioneira parou de funcionar no sábado, depois de enviar por rádio os resultados do seu primeiro, e provavelmente último, lote de experiências científicas feitas na superfície de um cometa, disseram os cientistas.

As baterias a bordo da sonda Philae da Agência Espacial Europeia, acabaram desligando a sonda do tamanho de uma máquina de lavar roupa, depois de 57 horas de uma missão ousada e em grande parte improvisada.

Levada a bordo da nave-mãe Rosetta, que está em órbita, a Philae flutuou até a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko na quinta-feira, mas não conseguiu posicionar os arpões de ancoragem.

Ao entrar em contato com a superfície inesperadamente dura do cometa, ela saltou de volta para o espaço duas vezes e depois parou num local ainda desconhecido, a cerca de um quilômetro de distância do seu alvo original.

Antes de desligar, a Philae desafiou as probabilidades e enviou pelo rádio, para a Terra, os resultados dos experimentos científicos realizados para análise.

Sua última tarefa foi a de se reposicionar para que quando o cometa for em direção ao sol, as baterias da Philae possam se recarregar a suficiente para a continuação da missão.

"Talvez quando estivermos mais perto do sol, teremos iluminação solar suficiente para 'acordar' a sonda e restabelecer a comunicação", disse o gerente de operações da nave espacial Stephan Ulamec em um comunicado.

Fonte: UOL


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Notícias Gerais, por Redação

BC agiu precipitadamente ao cortar taxa de juros, diz diretor keynesiano

O diretor da AKB (Associação Keynesiana Brasileira) José Luis da Costa Oreiro disse nesta segunda-feira (26) que o Banco Central agiu precipitadamente ao cortar a taxa de juros no dia 31 de agosto, de 12,5% para 12%.

Deixe seu Comentário:

=