Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/09/2012 às 17:31:01

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro. A estimativa está no relatório de inflação publicado a cada três meses pela autoridade monetária. Na última revisão, o BC já havia reduzido a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, de 3,5% para 2,5%.

Para o BC, a piora no cenário da economia brasileira este ano se justifica, principalmente, pelo desempenho da indústria. A estimativa anterior da autoridade monetária era de que a produção do setor tivesse alta de 1,9% este ano, projeção que passou para 0,1% negativo. As estimativas para a agropecuária se mantiveram praticamente estáveis, ao passarem de -1,5% para -1,4%.

O consumo das famílias deve diminuir até o final do ano, segundo as perspectivas do Banco Central. A estimativa de crescimento da demanda doméstica passou de 3,5% em junho para 3,3% na previsão divulgada hoje. Em contrapartida, os gastos do governo devem aumentar, de 3,2% para 3,7%.

A previsão para as exportações brasileiras caiu 3,2 pontos percentuais entre junho e setembro, atingindo apenas 0,9% de crescimento para o ano. O País também deve importar menos produtos, já que a projeção do Banco Central para o item caiu para menos da metade, passando de 5,6% há três meses para 2,7%. Segundo a autoridade monetária, a revisão reflete a moderação da demanda doméstica.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Escola discute efeitos dos juros básicos para mercado segurador

A Escola Nacional de Seguros promoverá, no próximo dia 31, em São Paulo, a mesa redonda "Os efeitos da atual política de juros no mercado de seguros e previdência".

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de juros para famílias é a menor em 18 anos

Apesar do aumento da inadimplência entre pessoas físicas e jurídicas em maio deste ano, a taxa de juros para as famílias atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em junho de 1994, segundo informou nesta terça-feira o Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Hospital oferece hemodiálise durante a noite há um mês

O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, começou a oferecer, há um mês, o primeiro programa de hemodiálise noturna longa do país.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar volta para R$ 1,70 e Bovespa perde 1,83%

O pessimismo generalizado nos mercados financeiros a respeito da crise europeia derruba as principais Bolsas de Valores e alimenta uma corrida para o dólar frente às demais moedas.

Deixe seu Comentário:

=