Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/09/2012 às 17:31:01

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro. A estimativa está no relatório de inflação publicado a cada três meses pela autoridade monetária. Na última revisão, o BC já havia reduzido a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, de 3,5% para 2,5%.

Para o BC, a piora no cenário da economia brasileira este ano se justifica, principalmente, pelo desempenho da indústria. A estimativa anterior da autoridade monetária era de que a produção do setor tivesse alta de 1,9% este ano, projeção que passou para 0,1% negativo. As estimativas para a agropecuária se mantiveram praticamente estáveis, ao passarem de -1,5% para -1,4%.

O consumo das famílias deve diminuir até o final do ano, segundo as perspectivas do Banco Central. A estimativa de crescimento da demanda doméstica passou de 3,5% em junho para 3,3% na previsão divulgada hoje. Em contrapartida, os gastos do governo devem aumentar, de 3,2% para 3,7%.

A previsão para as exportações brasileiras caiu 3,2 pontos percentuais entre junho e setembro, atingindo apenas 0,9% de crescimento para o ano. O País também deve importar menos produtos, já que a projeção do Banco Central para o item caiu para menos da metade, passando de 5,6% há três meses para 2,7%. Segundo a autoridade monetária, a revisão reflete a moderação da demanda doméstica.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

PF prende sete por fraudes de R$ 47,5 mi do Ministério do Trabalho

Segundo a Polícia Federal, foram comprovadas 'graves irregularidades' em repasses do Ministério do Trabalho para uma ONG de assistência ao trabalhador com unidades em São Paulo e no Rio

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva projeções para inflação e reduz PIB de 2013

O mercado voltou a elevar suas estimativas para inflação do Brasil em 2012 e 2013 e reviu para baixo sua previsão para o crescimento da economia no próximo ano, segundo pesquisa Focus, do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

IBGE revisa para 0,3% queda do PIB brasileiro de 2009

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou, para cima, a taxa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2009. A soma de todos os bens e serviços produzidos no país caiu 0,3% naquele ano, em vez da redução de 0,6% divulgada anteriormente.

Deixe seu Comentário:

=