Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/05/2012 às 10:44:26

Brasileiros estão identificando mais os tributos pagos

Os brasileiros estão identificando mais os tributos pagos indiretamente sobre produtos e serviços. Ao menos, é o que informa pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), intitulada “Impacto de Tarifas e Tributos”.

De acordo com o levantamento, em 2007, 28% dos brasileiros identificavam o pagamento de tributos indiretos sobre produtos e serviços, número que passou para 57%, no ano passado. A percepção de pagamento de algum tipo de imposto em operações de compra e venda também aumentou, passando de 45% há cinco anos, para 62%, em 2011.

Na opinião do superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, João Gomes, a alta na percepção é resultado do crescimento do consumo da população e do maior acesso ao mercado de trabalho nos últimos anos.

Transparência
A pesquisa da Fecomércio-RJ foi apresentada durante uma audiência da Comissão Especial da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) criada para acompanhar o cumprimento da Lei da Transparência nos gastos públicos no estado e municípios fluminenses.

Para o relator da comissão, deputado Pedro Fernandes (PMDB) a transparência é importante para estimular a cidadania. “Ao entender que paga, e muito caro, em impostos, a população ficará mais rigorosa com o poder público, para que esse dinheiro arrecadado seja revertido em ações”.

Fonte: Infomoney


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova que pessoa física deduza doações a escolas de IR

Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) as doações efetuadas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (13) pelo Senado.

Notícias Gerais, por Redação

5 estratégias para ganhar com a bolsa em baixa

Depois de iniciar o ano dando sinais de recuperação, a bolsa de valores de São Paulo voltou a apresentar grande volatilidade e a sofrer mais com a influência dos problemas econômicos globais.

Deixe seu Comentário:

=