Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/05/2012 às 10:44:26
Brasileiros estão identificando mais os tributos pagos
Os brasileiros estão identificando mais os tributos pagos indiretamente sobre produtos e serviços. Ao menos, é o que informa pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), intitulada “Impacto de Tarifas e Tributos”.
De acordo com o levantamento, em 2007, 28% dos brasileiros identificavam o pagamento de tributos indiretos sobre produtos e serviços, número que passou para 57%, no ano passado. A percepção de pagamento de algum tipo de imposto em operações de compra e venda também aumentou, passando de 45% há cinco anos, para 62%, em 2011.
Na opinião do superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, João Gomes, a alta na percepção é resultado do crescimento do consumo da população e do maior acesso ao mercado de trabalho nos últimos anos.
Transparência
A pesquisa da Fecomércio-RJ foi apresentada durante uma audiência da Comissão Especial da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) criada para acompanhar o cumprimento da Lei da Transparência nos gastos públicos no estado e municípios fluminenses.
Para o relator da comissão, deputado Pedro Fernandes (PMDB) a transparência é importante para estimular a cidadania. “Ao entender que paga, e muito caro, em impostos, a população ficará mais rigorosa com o poder público, para que esse dinheiro arrecadado seja revertido em ações”.
Fonte: Infomoney
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O ingresso de dólares no país superou a retirada de moeda estrangeira em US$ 859 milhões na parcial de maio, até o dia 10 deste mês, informou nesta quarta-feira (15) o Banco Central.
Notícias Gerais, por Redação
A Receita Federal publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União uma instrução normativa que permite a residentes no exterior fazer a inscrição ou a alteração no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF) em repartições brasileiras fora do País, de forma imediata.
Notícias Gerais, por Redação
A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 891 milhões nos onze primeiros dias do mês de novembro, segundo números divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Notícias Gerais, por Redação
Diante do cenário de lenta recuperação global e o risco de piora do quadro de recessão na Europa, o G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo) se comprometeu nesta segunda-feira a fazer o que for preciso para estimular o crescimento da economia mundial .
Notícias Gerais, por Redação
Seguindo o movimento da véspera, o Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (3), puxada pela expectativa de que os bancos centrais europeus elevem esforços contra a crise.
Notícias Gerais, por Redação
A taxa anual de crescimento das exportações chinesas desacelerou em novembro na comparação com outubro, disse nesta quarta-feira o vice-ministro do Comércio, Chong Quan, confirmando expectativas do mercado de que a deterioração das condições externas está afetando a segunda maior economia do mundo.
Deixe seu Comentário: