Publicado por Redação em Vida em Grupo - 11/08/2014 às 14:20:10

Seguro de vida em grupo pode não ser renovado se o cliente for avisado

Desde que os clientes sejam notificados com antecedência, a cláusula contratual, que prevê que o seguro de vida em grupo não será renovado automaticamente, não é abusiva. Dessa forma, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a Companhia de Seguros Aliança do Brasil não violou o Código de Defesa do Consumidor nem agiu com abuso ao não renovar apólices coletivas.

A decisão foi proferida no julgamento de recursos da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, Federação Nacional de Associações Atléticas Banco do Brasil e da Associação Brasileira Beneficente de Assistência, Proteção e Defesa dos Consumidores e Beneficiários de Planos e Apólices de Seguros (Abrasconseg).

No contrato firmado entre a empresa e os segurados constava cláusula que possibilitava a sua não renovação por expressa desistência do segurado ou da seguradora, desde que, neste último caso, houvesse comunicação prévia ao segurado no prazo estipulado.

Segundo a companhia, foi constatado um desequilíbrio financeiro que poderia levá-la à falência. Por isso, a empresa comunicou com dois meses de antecedência que os contratos não seriam renovados e ofereceu proposta de adesão a um novo produto.

Esse argumento foi levado em conta pelo ministro Villas Bôas Cueva, relator do acórdão, segundo o qual, quando houver incompatibilidade entre apólice e reserva financeira, não se pode obrigar a empresa a renovar o contrato, “sob pena de violar o equilíbrio da relação seguradora/segurado”.

Ainda de acordo com Cueva, não há como condenar a seguradora a renovar o contrato por tempo indeterminado e sem condição financeira para corresponder à obrigação “simplesmente pelo fato de ser parte mais forte da relação jurídica.”

http://www.monitormercantil.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida cresce 13,2% em agosto deste ano

O crescimento da renda do brasileiro é apontado como um dos fatores que impulsionam o aumento dos seguros de vida no país. Segundo dados da Susep, o seguro de vida cresceu 13,2% em agosto deste ano, em comparação com igual período de 2011.

Vida em Grupo, por Redação

Susep fixa nova data para registro eletrônico de produtos

A Susep enviou carta circular para seguradoras, entidades abertas de previdência privada e sociedades de capitalização informando que, em virtude do sistema de registro eletrônico de produtos ter apresentado falhas durante o período reservado para testes,

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é 3º que mais cresce em seguros de vida no mundo

O Brasil é o terceiro país que mais apresentou crescimento na indústria de seguros de vida em 2011, segundo levantamento divulgado pelo grupo Swiss Re.

Vida em Grupo, por Redação

Simpósio e Feira Paranaense de Seguros acontecem nesta semana

O Sincor-PR realizará, nesta semana (dias 16, 17 e 18), em Curitiba, o 3º Simpósio e a 1ª Feira Paranaense de Seguros. O evento será realizado no Espaço Torres, bairro Jardim Botânico.

Vida em Grupo, por Redação

Estudo explica a rentabilidade dos seguros de vida

Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas.

Vida em Grupo, por Redação

Inclua o seguro de vida em seu planejamento financeiro

Os brasileiros estão cada vez mais empenhados em assegurar um confortável futuro a seus familiares. Prova disso é que em 2011 a venda de seguro de vida cresceu 25% em relação ao ano anterior.

Deixe seu Comentário:

=