Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2011 às 15:00:08

Sebrae espera que criação do Cadastro Positivo seja benéfica para as MPEs

SÃO PAULO – A lei que cria o Cadastro Positivo foi sancionada, com alguns vetos, pela presidente da República, Dilma Rousseff, e passa a vigorar nesta sexta-feira (10).

Para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a expectativa é que a legislação beneficiará as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), já que irá baratear o crédito tomado pelos empreendedores e diminuir o risco que as pequenas empresas têm ao conceder financiamento a seus clientes.

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, “a nova lei vai facilitar o acesso ao crédito pelas empresas de pequeno porte, que, historicamente, registram baixa inadimplência”, disse, segundo a Agência Sebrae. Ele acrescenta que o Cadastro Positivo é “uma medida de transparência que valoriza o bom pagador, ou seja, o lado positivo do cliente, imprimindo uma nova lógica nas relações de compra e venda”.

Sobre a legislação
A legislação disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas jurídicas e físicas, para formação de histórico de crédito. Segundo a lei, os bancos de dados instituídos ou mantidos pelas empresas serão regidos por legislação específica e poderão conter informações de adimplemento do consumidor, para a formação do histórico de crédito.

Da versão aprovada pelo Senado em maio, três artigos foram vetados. O primeiro trata da autorização concedida pelo consumidor a uma fonte ou a um gestor de banco de dados para fornecer seu histórico de adimplemento e dizia o seguinte: "a autorização concedida a uma fonte ou a um gestor, ainda que para fornecimento de informações a banco de dados específico, aproveita a (de) todos os bancos de dados, vedada a inclusão de cláusula que restinja os bancos de dados que poderão ter acesso às informações".

Outro artigo vetado trata do momento de cancelamento do cadastro. Nele, a regra permitia ao gestor do banco manter no sistema as informações a respeito do cadastrado, permitida a utilização dos dados apenas na hipótese de nova autorização de abertura de cadastro. O outro artigo que não está na Lei fala sobre o acesso gratuito às informações, que poderia ser limitado pelo gestor a até uma vez a cada quatro meses.

Fonte: web.infomoney.com.br | 10.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê Selic em 7,25% até o final do ano

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mulheres: como investir e cuidar das finanças nas diversas fases da vida?

As mulheres conquistaram a independência financeira e têm se interessado cada vez mais pelos investimentos e pelo controle das finanças. É fato que, nas últimas décadas, muita coisa mudou na maneira como elas lidam com questões financeiras e profissionais.

Notícias Gerais, por Redação

Crise econômica carece de decisões políticas definitivas, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (21) que a crise econômica internacional não foi provocada pela falta de recursos dos países, mas pela carência de decisões dos chefes de Estado para pôr um fim ao atual cenário recessivo.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado troca dólar por R$ 1,776, em alta de 0,4%

O dólar comercial é negociado por R$ 1,776 nas primeiras operações desta terça-feira, em um acréscimo de 0,39% sobre o fechamento de ontem.

Deixe seu Comentário:

=