Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/12/2014 às 10:59:28

Encomendas de final de ano ainda não reanimam indústria

As encomendas para as vendas de fim de ano não foram suficientes para tirar a indústria da estagnação nos últimos meses, contrariando um movimento sazonal captado pela Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (2). A demanda doméstica desaquecida e os estoques altos em atividades importantes explicam a produção industrial mais moderada, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.
 
"É claro que você tem redução na demanda domestica. É um fator importante a ser considerado, seja pelos níveis de inadimplência em patamares elevados, pelo maior comprometimento da renda das famílias, maior restrição na concessão e encarecimento do crédito ou mercado de trabalho com comportamento mais moderado. A demanda doméstica vem caminhando numa velocidade menor", justificou Macedo.
 
Com a demanda mais fraca, os estoques acumulados estariam dando conta das encomendas para o Natal. "Paralelo a isso, tem um nível de estoque para muitas atividades acima do seu padrão habitual. Então tem uma produção ali estocada que pode estar dando conta da demanda que costuma ser maior no final do ano", apontou o pesquisador.
 
Macedo afirmou ainda que, por causa da proximidade das festas de fim de ano, o aumento na produção costuma ser mais concentrado em bens intermediários em agosto. Já em setembro e outubro costuma haver avanço mais intenso na fabricação de bens finais.
 
A indústria está operando 6,4% abaixo do pico da série histórica da pesquisa, alcançado em junho de 2013. "Então o total da indústria se encontra bastante abaixo do seu patamar mais elevado", ressaltou.
 
Fonte:www.aserc.org.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Quais são as notícias que o mercado gostaria de ler nesse 2º semestre?

Os primeiros seis meses do ano levaram os acionistas do otimismo ao mais forte pessimismo. Conversas sobre a ruptura da Zona do Euro se tornaram constantes.

Notícias Gerais, por Redação

Lucro do Banco do Brasil sobe 11% e atinge R$ 2,9 bi no trimestre

O Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre, alta de 11,2% sobre o mesmo período de 2010, informou a instituição financeira nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Correios recorrem ao TST para acabar com a greve

Os Correios e os grevistas resolverão no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os termos do fim da paralisação. Na manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve realizaram assembléias em vários Estados do país e decidiram pela manutenção da greve.

Deixe seu Comentário:

=