Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/05/2013 às 16:15:21

Saúde cria software para agilizar tratamento de câncer pelo SUS

Novo Sistema de Informação do Câncer foi criado para acompanhar o cumprimento do prazo de 60 dias e reunirá dados do histórico dos pacientes. Estados e municípios que não cumprirem o prazo terão repasses suspensos

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira, as regras para o cumprimento da medida que prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) inicie o tratamento de pacientes com câncer no prazo máximo de 60 dias. A mudança passa a valer a partir do próximo dia 23. De acordo com as novas regras, o prazo de 60 dias começa a ser contado a partir da inclusão do diagnóstico no prontuário, e vale até que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia.
 
Para que o atendimento chegue a 100% dos diagnósticos em até 60 dias, o governo criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), software por meio do qual será possível acompanhar o cumprimento do prazo e reunirá dados do histórico dos pacientes. A partir de agosto, todos os registros terão de ser feitos pelo Siscan. Estados e municípios que não o implantarem até dezembro terão suspensos os repasses feitos pelo ministério para o atendimento oncológico. Brasília e Mato Grosso do Sul já utilizam o sistema. O governo anunciou, ainda, que realizará forças-tarefa nos municípios para acompanhar a qualidade dos serviços.
 
A lei que determina o limite de até 60 dias para o tratamento foi sancionada em novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. A determinação vale para todos os tipos de câncer, com exceção dos casos de câncer de pele não melanoma (apesar de mais incidente, é o tipo de câncer de pele com mais baixa mortalidade), câncer de tireoide sem fatores clínicos de prognóstico ruim e situações da doença em estado muito avançado e que não indiquem um tratamento específico. Para o último caso, o SUS fornecerá métodos paliativos e remédios para amenizar a dor dos pacientes. 
 
O Ministério da Saúde prevê o surgimento de 518.000 novos casos de câncer neste ano. Desses, estima-se que 25% correspondam ao câncer de pele do tipo não melanoma e mais de 10% correspondam ao câncer de mama, responsável por mais de 15% dos óbitos por câncer. “O elevado número de casos exalta a importância de reorganização dos planos de saúde e um novos SUS para dar conta do acolhimento e do tratamento da doença”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
 
De acordo com dados apresentados pela pasta, atualmente 78% dos diagnósticos com câncer em estágio inicial recebem tratamento em até 60 dias e 52% em até 15 dias. Em casos mais avançados da doença, os números mantêm-se próximos: 79% dos casos são atendidos em até 60 dias e 74% em até 15 dias.
 
Médicos estrangeiros — Após a controvérsia causada pelo anúncio de que o governo importará 6.000 médicos cubanos para atuar em regiões carentes do País, o ministro da Saúde voltou a afirmar que o Brasil precisa de mais médicos — dessa vez para a área oncológica. Para Padilha, o maior desafio é garantir médicos especialistas em número suficiente para a atual demanda. Ele ressaltou que desde 2011 a pasta injeta recursos próprios na ampliação de vagas de residência médica (120 foram destinadas para a oncologia clínica), mas que ainda assim ainda há déficit de profissionais.
 
“Não pode ser um tabu trazer médicos estrangeiros para o País. O Ministério tem analisado o que outros países fazem e temos como objetivo ver como eles aplicam programas para atrair médicos para atuarem na atenção básica em áreas de carência profissional”, afirmou Padilha. Ele acrescentou que o governo também estuda outros métodos de atração de especialistas, como políticas de intercâmbio por meio de universidades e editais e validação dos diplomas dos profissionais aprovados no exame Revalida.
 
Fonte: Veja

Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

UTI pode desencadear estresse pós-traumático, revela estudo

Quando Lygia Dunsworth estava sedada, entubada e amarrada a um leito da unidade de terapia intensiva de um hospital em Fort Worth (no Texas), ela foi atormentada por alucinações.

Saúde Empresarial, por Redação

Empresa de comunicação global para Saúde chega ao Brasil

A Sudler&Hennessey, empresa de serviços de comunicação para o mercado de saúde, acaba de anunciar sua presença no Brasil a partir da afiliação da agência Triunfo Comunicação Integrada à S&H e ao Grupo WPP.

Saúde Empresarial, por Redação

Dilma anuncia remédios para diabetes e hipertensão de graça

Ao completar seu primeiro mês de governo, a presidente Dilma Rousseff anunciou hoje a gratuidade para medicamentos contra a diabetes e a hipertensão em uma rede de 15 mil drogarias conveniadas à rede Farmácia Popular em todo o país.

Deixe seu Comentário:

=