Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/06/2015 às 11:27:16

Dia Mundial do Doador de Sangue

Cuidados com hipertensão

Celebrado neste domingo, o Dia Mundial do Doador de Sangue teve a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância de que a doação pode salvar vidas.

Para celebrar a data os bancos de sangue de todo País organizaram eventos para agradecer e também incentivar novos doadores. O tema da campanha da OMS deste ano é “Obrigado por salvar minha vida”. O slogan “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante”.

A campanha visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas pela doação de sangue. A ideia é motivar doadores regulares a continuar com o gesto e motivar pessoas saudáveis que nunca doaram a começar a fazê-lo.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. “Todos sabem da necessidade e da importância deste ato. É preciso criar o habito de doar. Este é um ato seguro”, afirmou. O ministro acrescentou que o Ministério conseguiu expandir as idades mínima e máxima dos doadores o que possibilitou a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Atualmente são coletadas no País cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Fonte: O Diário.com


Seguro Auto

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Não deixe a pressão te pegar

O tema destacado pela OMS para o Dia Mundial da Saúde é o da hipertensão arterial, que assola uma em cada três pessoas no mundo. Artigo de especialista do Incor alerta para os perigos dessa doença

Saúde Empresarial, por Redação

SUS quer política de atendimento para portadores de doenças raras

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que vai colocar em consulta pública documentos sobre a elaboração de uma política pública específica para o tratamento de portadores das cerca de 8 mil doenças raras catalogadas e de apoio aos parentes.

Deixe seu Comentário:

=