Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2014 às 08:27:22

Saiba o que fazer para seu investimento não ser comido pela inflação

O investidor precisa ficar atento ao resultado da inflação para avaliar se suas aplicações estão corretas ou se precisa mudar suas aplicações para não perder dinheiro.

Em abril, a inflação medida pelo IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 0,67% ante alta de 0,92% em março.

Apesar da desaceleração, uma inflação de 0,67% ao mês é capaz de corroer os rendimentos das aplicações, fazendo com que o investidor tenha mais trabalho para evitar perda de dinheiro.

E a má notícia é que a maioria dos investimentos perde ou empata com a inflação, informa o coordenador do Laboratório de Finanças do Insper, Michael Viriato. "Atualmente, são poucas as alternativas que protegem o investidor da inflação", diz. "E se quiser ter alguma chance de superar isso, precisa investir com um prazo mais longo e com um risco maior."

Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), diz que o investidor está numa encruzilhada. Ele pode decidir buscar uma rentabilidade acima da inflação, com risco de perder a rentabilidade e até parte do patrimônio.

Ou tomar a decisão de preservar o patrimônio, sacrificando parte da rentabilidade para a inflação.

Uma alternativa é manter parte do patrimônio em aplicações conservadoras e aplicar uma parcela em alternativas com maior risco, para tentar garantir um rendimento melhor. "Mas isso só tem sentido se a pessoa tem um patrimônio maior. Se tiver pouco dinheiro, é melhor não correr risco", diz Oliveira.

O professor do Insper afirma que as alternativas de curto prazo estão, no melhor dos casos, apenas recuperando o poder de compra do investidor. "Como a inflação está muito pressionada, o investidor precisa pensar num investimento de longo prazo."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Até março, governo cumpre 32,9% da meta para superavit primário

O Banco Central informou nesta sexta-feira (27) que, nos primeiros três meses do ano, cumpriu 32,9% da meta do ano para o superavit primário (economia para o pagamento de parte dos juros da dívida pública) do setor público.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil dá autorização a 70 mil trabalhadores estrangeiros em 2011

O Ministério do Trabalho e Emprego deu autorização para 70.524 estrangeiros trabalharem no Brasil em 2011. De acordo com números divulgados nesta quinta-feira pelo governo, a quantidade de autorizações foi 25,9% maior que em 2010,

Notícias Gerais, por Redação

Presidente da Câmara descarta convocação de Mantega no plenário

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), descartou nesta terça-feira (7) uma convocação, no plenário, do ministro Guido Mantega (Fazenda) para prestar esclarecimentos sobre mudanças no comando da Casa da Moeda.

Notícias Gerais, por Redação

Saída de dólares supera entrada em US$ 700 mi na 1ª semana do ano

O fluxo de dólares (entrada e saída da moeda) para o país na primeira semana de janeiro foi negativo em US$ 707 milhões, informou o Banco Central nesta quarta-feira (11).

Notícias Gerais, por Redação

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

Deixe seu Comentário:

=