Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/05/2014 às 08:27:22

Saiba o que fazer para seu investimento não ser comido pela inflação

O investidor precisa ficar atento ao resultado da inflação para avaliar se suas aplicações estão corretas ou se precisa mudar suas aplicações para não perder dinheiro.

Em abril, a inflação medida pelo IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 0,67% ante alta de 0,92% em março.

Apesar da desaceleração, uma inflação de 0,67% ao mês é capaz de corroer os rendimentos das aplicações, fazendo com que o investidor tenha mais trabalho para evitar perda de dinheiro.

E a má notícia é que a maioria dos investimentos perde ou empata com a inflação, informa o coordenador do Laboratório de Finanças do Insper, Michael Viriato. "Atualmente, são poucas as alternativas que protegem o investidor da inflação", diz. "E se quiser ter alguma chance de superar isso, precisa investir com um prazo mais longo e com um risco maior."

Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor da Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), diz que o investidor está numa encruzilhada. Ele pode decidir buscar uma rentabilidade acima da inflação, com risco de perder a rentabilidade e até parte do patrimônio.

Ou tomar a decisão de preservar o patrimônio, sacrificando parte da rentabilidade para a inflação.

Uma alternativa é manter parte do patrimônio em aplicações conservadoras e aplicar uma parcela em alternativas com maior risco, para tentar garantir um rendimento melhor. "Mas isso só tem sentido se a pessoa tem um patrimônio maior. Se tiver pouco dinheiro, é melhor não correr risco", diz Oliveira.

O professor do Insper afirma que as alternativas de curto prazo estão, no melhor dos casos, apenas recuperando o poder de compra do investidor. "Como a inflação está muito pressionada, o investidor precisa pensar num investimento de longo prazo."

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Dúvida do internauta: Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR.

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial fecha agosto com superávit de US$ 3,227 bilhões

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) divulgou nesta segunda-feira (3) a balança comercial brasileira, mostrando que o país teve superávit de US$ 705 milhões no período entre 27 e 31 de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Mais da metade das empresas do país pagam remuneração variável

A remuneração variável, ligada ao desempenho do profissional, é adotada como técnica de retenção de talentos por 63% das empresas brasileiras. É o que mostra levantamento da consultoria Hays feito pela primeira vez no Brasil.

Deixe seu Comentário:

=