Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/08/2011 às 13:10:47

Negócios sociais já somam 140 empreendimentos no País, diz pesquisa

SÃO PAULO – Os negócios de caráter social já somam 140 empreendimentos inclusivos no País. Os dados são da Ande (Aspen Network of Development Entrepreneurs), Fundação Avina e a Potencia Ventures, que, juntas, avaliaram o potencial empreendedor brasileiro.

De acordo com o levantamento, dos 50 negócios com receita anual de até R$ 16 milhões, 64% são provenientes de microempresas e 10%, de pequenas empresas. Além disso, estima-se que 86% dos empreendedores avaliados contem com recursos próprios para financiar suas operações do dia a dia, enquanto apenas 10% utilizam empréstimos e 4% dependem de doações.

Na avaliação de perfil, a pesquisa também apontou que 78% dos avaliados já participaram de outros negócios, sendo 38% o número de profissionais que apresentam pós-graduação e 40% os que possuem curso superior completo.

Atividades em destaque
Tal recorte demonstra que 96% dos empreendimentos foram idealizados com a intenção de causar impacto social e 68% oferecem ao público de baixa renda acesso a produtos ou serviços.

Entre as atividades, as que mais se destacam são as de serviços, com 72% de representatividade, e as categorias de produção (28%), distribuição (26%), intermediário de atacadista/varejista (22%) e de processamento/embalagem (16%).

Análise por região
Quanto à abrangência das operações, a maioria dos empreendimentos sociais costuma acontecer fora do seu estado de origem (78%). Destas, cerca de 22% tem alcance internacional.

Em relação à concentração por região das atividades, as empresas que atuam em caráter regional possuem mais representatividade no Sudeste (9) e Nordeste (4). Nestas regiões, elas atingem setores como os de cultura, educação, habitação, meio ambiente, saúde, serviços financeiros/microcrédito, transporte/logística, turismo e serviços de alimentação.

Negócios por setor
Já na avaliação setorial, os serviços financeiros estão à frente do ranking, representando 62 empreendimentos. As atividades de artesanato, saúde/educação, cultura e moda/decoração aparecem na sequência, com 13, 14 e 10 negócios, respectivamente, seguidos pelos segmentos agricultura/alimentos e outros/moradia (9); tecnologia/energia e canais de distribuição (8).

Para o coordenador da Ande Polo Brasil, Rob Parkinson, os negócios sociais, além de serem rentáveis, têm um impacto social direto nas classes mais baixas, afinal, os produtos e serviços de qualidade colaboram para inserir o público na cadeia de valor. “O mapeamento identifica claramente boas oportunidades nas áreas de saúde, educação, moradia e tecnologia. Estes itens são essenciais para atender às necessidades, hoje deficientes, do público de base da pirâmide”, diz.

Impacto social
O estudo demonstra ainda que, nos grupos demográficos, os negócios costumam beneficiar 76% da população geral, 38% das mulheres, 30% das crianças e adolescentes e 16% dos deficientes. Já em relação aos grupos socioeconômicos, as pessoas mais beneficiadas por iniciativas empreendedoras costumam ser as com renda até meio salário mínimo (60%), de meio a dois salários mínimos (72%) e de dois a cinco salários mínimos (62%).

Neste ponto, o impacto social de maior relevância traz como consequência o aumento de renda e produtividade, com 36% de representatividade, e é seguido do acesso à educação, com 16% de importância.

A capacitação, desenvolvimento da comunidade, o acesso a serviços financeiros e a geração de empregos (com cada um respondendo por 8%) também costumam ser impactados pela atuação dos negócios sociais.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas estão mais céticas com desempenho da economia

Após um período de otimismo, o Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (Ices) registrou queda no mês de abril. O Índice atingiu 111,4, com queda de 3,7 pontos em relação ao mês anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Sustentabilidade começa a fazer parte da rotina do mercado segurador

Se depender das respostas dos executivos, os conceitos básicos de sustentabilidade já fazem parte do dia a dia do segmento de previdência privada e vida.

Notícias Gerais, por Redação

Revisão de benefícios e pensões do INSS será pago em parcelas

Por decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 15 dias para apresentar à justiça uma proposta de pagamento parcelado da revisão das pensões e benefícios do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: 69% dos brasileiros não guardam dinheiro

Dados divulgados nesta terça-feira pela pesquisa "Retratos da sociedade brasileira: inclusão financeira", produzida em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope mostram que apenas 31% da população brasileira faz reserva de dinheiro.

Notícias Gerais, por Redação

Auditores da Receita querem fim de contribuição de servidor aposentado

Aposentados, auditores da Receita Federal e sindicalistas defenderam nesta quinta-feira, em audiência pública na Câmara, o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira fica estagnada em fevereiro, diz Serasa

A atividade econômica registrou crescimento nulo no mês de fevereiro deste ano, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 2,1% da atividade econômica.

Deixe seu Comentário:

=