Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/02/2011 às 08:30:37
Remédio a base de curry pode ajudar na recuperação após AVC
	DA FRANCE PRESSE
	Testes realizados com cobaias animais sugerem que um novo medicamento híbrido, fabricado em parte com curry, pode ajudar a regenerar os neurônios depois de um AVC (acidente vascular cerebral), indicaram pesquisadores americanos nesta quinta-feira.
	O composto molecular do curry contém curcumina, um pigmento natural de cor amarela extraído do açafrão (Curcuma longa ou açafrão-da-terra) muito popular no sudeste asiático e no Oriente Médio.
	Testes em humanos com o medicamento, que restaura as ligações que alimentam os neurônios, poderão ter início em breve, de acordo com o cientista Paul Lapchak, do conceituado centro médico Cedars-Sinai.
	A nova droga não ataca os coágulos que provocam o AVC, mas, quando administrada durante uma hora EM coelhos (que seria equivalente a três horas para humanos), "reduziu os 'déficits motores' - problemas musculares e de coordenação motora - provocados pelo derrame", segundo o estudo.
	O composto híbrido, chamado de CNB-001, "atravessa a barreira hematoencefálica, é rapidamente distribuído no cérebro e regula uma série de mecanismos cruciais envolvidos na sobrevivência dos neurônios", explica Lapchak.
	O especialista apresentou suas conclusões no Congresso sobre Acidentes Vasculares Cerebrais da Associação Internacional do Coração.
	Lapchak destaca que o tempero em si não apresenta os benefícios do medicamento, uma vez que não é bem absorvido pelo organismo e não é capaz de atingir seu objetivo em altas concentrações.
	Além disso, sua entrada no cérebro é naturalmente bloqueada pelo mecanismo de proteção conhecido como barreira hematoencefálica, que filtra as substâncias que chegam ao sistema nervoso central através da corrente sanguínea.
	Conhecido como ativador do plasminogênio tecidual, a substância é injetada diretamente na veia para dissolver coágulos e restituir o fluxo sanguíneo.
	Fonte: www1.folha.uol.com.br | 10.02.11
                    	
		            
                        		            Posts relacionados
Qual a relação entre níveis de colesterol e diagnóstico de câncer?
Pesquisa apresentada no American College of Cardiology 2012 analisou a relação entre o nível de colesterol e o desenvolvimento do câncer. Segundo o Dr. Paul Michel Lavigne,
                                    Aché inclui tablets na visitação médica
O Aché acaba de finalizar a distribuição de 1550 tablets da marca Samsung Galaxy para todos os integrantes da sua força de vendas. De acordo com a empresa, a iniciativa visa a aumentar a interatividade da equipe,
                                    Governo inclui duas novas vacinas no calendário infantil
O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas, a partir do segundo semestre, a vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk)
                                    Vacina de gripe tem baixa eficácia, segundo pesquisa
Não é lá essas coisas, mas é melhor que nada. Um estudo rigoroso das vacinas anuais contra a gripe mostrou que a sua eficácia é bem menor do que se imaginava: 59% de proteção, em vez dos mais de 90% que se espera de uma vacina certinha.
                                    Depois do ERP
Sistemas agilizam processos e rotinas reduzindo custos nos hospitais, mas após atingir sua eficiência máxima, para onde irá a tecnologia?
                                    

